Stakecheia

Leaderboard - KTO

Dica cultural

100 modelos da camisa nº 1 do São Paulo

Para quem é apaixonado, nada melhor do que relembrar a história do clube de coração através de camisas de futebol. […]

WTG-bet

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Camisas-Sao-Paulo-destaque
Thiago Pulzatto desenhou 100 modelos da camisa nº 1 do São Paulo (Fotos: O Manto Tricolor)

Para quem é apaixonado, nada melhor do que relembrar a história do clube de coração através de camisas de futebol. A evolução dos desenhos e as mudanças de patrocínios significam uma parte da vida de cada torcedor. No caso do São Paulo, é possível reviver toda a trajetória. Através dos desenhos de Thiago Pulzatto, são-paulino que criou o blog O Manto Tricolor.

Torcedor desde a infância, ele desenhou 100 camisas usadas pelo São Paulo de 1930 a 2013. Um trabalho de fôlego, que considera inclusive pequenas alterações em golas, mangas, escudos e patrocínios. “Eu queria ver, lado a lado, todas as camisas utilizadas pelo clube em sua história”, conta o analista de sistemas de 35 anos, de Birigui-SP.

1984b-destaque
Essa camisa dava chocolate nos adversários! (Não podia perder a oportunidade do trocadilho)

O projeto começou em 1999, com fotos. A partir de 2004, Thiago passou a desenhar as camisas, com base em pesquisas em jornais, revistas e sites. Hoje, ele leva no máximo 30 minutos para transpor o manto tricolor para o computador. “Faço a base das camisas, gola e escudo no Corel Draw e finalizo no Photoshop com os patrocínios e selos”, explica.

Nesse histórico, é possível perceber como o São Paulo tem alterado o uniforme diversas vezes numa só temporada nos últimos anos – o recorde foi em 2010, com 12 modelos diferentes, geralmente mudanças em patrocínios. “Meus amigos se divertem lembrando ou até duvidando que alguma em especial tenha realmente existido”, relata Thiago.

Faço a base das camisas, gola e escudo no Corel Draw e finalizo no Photoshop com os patrocínios e selos”. Thiago Pulzatto.

Das 100 camisas que já desenhou, o torcedor possui 10 no guarda-roupa – além de quatro listradas, quem também farão parte do blog, numa segunda etapa a ser publicada no primeiro bimestre de 2014.

Seu modelo preferido é o da Topper de 2003. “Camisa limpa e de muita qualidade. O único defeito é que depois de algumas dezenas de lavadas, o número, que ficava em um tecido sobre as listas, desaparecia”, lamenta Thiago. Ainda bem que nos desenhos essa camisa está a salvo.

> LEIA TAMBÉM

Latinhas-Thiago-Pulzatto
Thiago Pulzatto, casado e pai do Hugo, já foi tema de matéria do Verminosos por Futebol. Ele tem uma coleção de latinhas de cerveja de clubes e seleções de futebol. Atualmente já são 430 peças, 110 a mais do que um ano atrás, quando a matéria foi publicada (Foto: Acervo pessoal)

Conheça o blog O Manto Tricolor:
omantotricolor.wordpress.com

Veja as 100 camisas do São Paulo: (clique para ampliar)

Clique no link e leia também:

Colecionador-tem-320-latinhas-de-clubes
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/colecionador-tem-320-latinhas-de-clubes

22 respostas para “100 modelos da camisa nº 1 do São Paulo”

  1. Rafael, a matéria ficou excelente. Obrigado por retratar tão bem o blog.
    Respondendo aos amigos, a logo da “pata” é da KKT TV do Japão.
    Ao Samuel meus agradecimentos, vou verificar suas correções.
    E a todo pessoal, vou publicando aos poucos as camisas listradas na página. Confiram!

  2. Parabéns, excelente os desenhos deve ter dado um trabalhão. Mas o resultado compensou, pode ter certeza. Só irei fazer duas observações: As camisas de 94 e 95, diferentes da de 93, não tinham a parte interna da gola tricolor. E em 2006, a primeira camisa da Reebok era sem o “Fast” nas mangas, posteriormente que foi fechada a parceria das mangas. Novamente digo, perfeito o trabalho, parabéns. Samuel.

  3. Muito bom. Ele só fez os desenhos da camisa 1?

    Prefiro as listradas do que a branca. E esse modelo de 89 com essa logo de ‘pata’, tem fotos ou o nome dessa marca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: