10 jogos antigos que inspiraram o futebol
Texto de Michel Goulart, do site História Digital. O futebol, esporte popular no mundo todo, tem suas raízes em diversas […]
Texto de Michel Goulart, do site História Digital.
O futebol, esporte popular no mundo todo, tem suas raízes em diversas manifestações culturais. Sociedades, culturas e civilizações nos mais diversos continentes e períodos históricos praticavam esportes que se assemelham ao atual futebol. Vamos conhecer alguns deles.
> LEIA TAMBÉM
1 – Tsu Chu
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
2 – Kemari
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, chamado kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu em entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.
3 – Epyskiros
Na Grécia Antiga, a primeira referência ao epyskiros vem do livro Sphairomachia, de Homero, publicação grega só sobre esportes com bolas. Nele é citado o epyskiros, um esporte disputado com os pés, num campo retangular, por duas equipes de onze jogadores. O número desses, porém, podia mudar de acordo com as dimensões do campo. Podia-se ter até 17 jogadores de cada lado, como acontecia no século I a.C. em Esparta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as balizas, no fundo de cada lado do campo.
4 – Harpastum
Descendente do epyskiros, o harpastum foi um esporte praticado por volta de 200 a.C., na Roma Antiga. O harpastum era disputado num campo retangular, divido por uma linha e com duas linhas como meta. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis. O harpastum era um exercício militar, o que fazia uma partida poder durar horas. Com as conquistas romanas, ele foi difundido por outras regiões da Europa, da Ásia Menor e do Norte da África.
5 – Pok ta Pok
Entre os anos de 900 e 200 a.C., na Península de Iucatã, atual México, os habitantes do Império Maia praticavam um jogo (pok ta pok) com os pés e as mãos. O objetivo do jogo era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras. Para os maias, jogar era participar na manutenção da ordem cósmica do universo e regeneração ritual da vida. Era um jogo de sorte e perícia, refletindo a vida. O esforço de equipe levava à partilha de comportamento e cultura. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador-mestre (o equivalente ao capitão da equipe) do grupo perdedor era sacrificado.
6 – Ullamaliztli
A versão do jogo de bola, no Império Asteca, é chamada ullamaliztli. As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de bola chamados tlachtli. Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco, e nele eram realizados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal. Para os astecas, o jogo de bola tinha também um significado religioso.
7 – Soule
Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de região a região. O soule foi um esporte da realeza, praticado pela aristocracia. O rei Henrique II da França não gostava do jogo, pois era violentíssimo e barulhento. Sendo assim, criou a lei que decretava a proibição desse esporte, e aqueles que o praticassem poderiam ir até para a prisão.
8 – Calcio
Não é por acaso que os italianos chamam o futebol de calcio. O esporte foi criado em Florença, e por isso é chamado de calcio fiorentino. As regras foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi. O jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, e a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. Não havia limite de jogadores (levando-se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juízes. O esporte se espalhou rapidamente por todo país, e hoje é uma festa anual em várias cidades da Itália.
9 – Schrovetide
O primeiro registro de um esporte semelhante ao futebol atual nos territórios bretões vem do livro Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae, de Willian Fitztephe, em 1175. A obra cita um jogo durante a Schrovetide (espécie de Terça-feira Gorda), em que habitantes de várias cidades inglesas saíram à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor. Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo para os ingleses. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular.
10 – Football
Em 1700, na Inglaterra, foram proibidas as formas violentas do futebol. O esporte, então, teve que mudar, e foi ganhando aspectos mais modernos. Em 1710, as escolas de Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, logo ganhou novos adeptos, que acabaram largando outros esportes populares, como o tiro desportivo e a esgrima. Com a difusão do esporte pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: um jogo só com o uso dos pés, e o outro com o uso dos pés e das mãos. Criou-se, assim, o football e o rugby, em 1846.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/edward-hooligan-foi-o-pai-do-hooliganismo
5 respostas para “10 jogos antigos que inspiraram o futebol”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
2
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
3
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
6
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Canal de Youtube recria lances históricos de futebol em videogame
Muito boa a matéria! As fotos ilustraram bem como foi dada a inspiração para o futebol que conhecemos hoje!
Muito bom trabalho eu tava pesquisando trabalho em escola matéria foi ótima volta a história muito boa
Muito interessante! Uma viagem pela história da evolução do futebol. Parabéns!
Parabéns pelo material que tão bem nos serve como fonte de pesquisa.
Valeu, Lello!