Stakecheia

Leaderboard - KTO

Viagem no tempo

10 curiosidades surpreendentes sobre a Vila Belmiro

O estádio do Santos carrega, oficialmente, o nome de um ex-jogador, ex-técnico e ex-dirigente

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
A Vila Belmiro, do Santos, é um estádio centenário (Foto: Divulgação)
A Vila Belmiro, do Santos, é um estádio centenário (Foto: Divulgação)

A Vila Belmiro, casa do Santos Futebol Clube, é o lugar onde os torcedores do time e apaixonados por futebol gostam de estar com suas camisas alvinegras.

Que Santos é uma cidade histórica não há dúvidas. Em cada bairro, em cada praça, em cada nome de rua existe uma história que representa a essência do local. Com a maior paixão do país não seria diferente.

Quando foi inaugurado, o estádio era chamado de Campo do Santos, mas após alguns anos recebeu o nome oficial de Urbano Caldeira, como homenagem a um dos incentivadores do time.

Urbano foi jogador, técnico e dirigente do Santos e, quando morreu em 1933, foi sugerido que o local recebesse o seu nome, como uma maneira de eternizar toda a sua contribuição com o time.

Essa é apenas uma curiosidade. Abaixo você encontra muitas outras!

10 curiosidades sobre a Vila Belmiro

São muitas histórias que cercam este local sobre sua origem. Das vitórias que já aconteceram ali e dos diversos jogadores que fizeram parte de toda trajetória ao longo dos 104 anos do estádio, como o eterno Rei do Futebol, Pelé.

Diversas outras histórias e curiosidades fazem parte da casa do Santos. Por este motivo, o Verminosos por Futebol listou 10 curiosidades sobre a Vila Belmiro.

1 – Nome de prefeito

Mesmo se chamando Urbano Caldeira, o estádio santista é conhecido como Vila Belmiro por causa do bairro. Um ano antes de o estádio ser construído, em 1915, o bairro onde ele se localiza recebeu o nome do ex-prefeito Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva.

Por ser uma figura influente na política e economia da cidade, o bairro, que antes era chamado de Vila Operária, recebeu o nome do político como uma homenagem e agradecimento por ter ajudado no desenvolvimento do time.

2 – Dia da Vila Belmiro

O dia 14 de fevereiro é oficialmente conhecido na cidade como dia da Vila Belmiro, mas não está diretamente ligada ao estádio, e sim ao tradicional bairro de Santos e ponto de encontro oficial dos torcedores.

3 – Torcida do Santos contra o Santos

Entre os anos 1950 e 1960, uma turma de torcedores tinha como atividade preferida ir à Vila Belmiro para torcer contra o time.

Com o apoio de outras torcidas, o grupo se juntava e ia aos jogos para criticar o radialista Ernani Franco, que fazia as narrações dos jogos na época. Com o apelido de Coreia, eles se posicionavam na entrada do campo e saltavam bombas e rojões para os times que estavam jogando contra o Santos.

4 – Estádio do Boxe

Nem só de jogos de futebol é composta a história da Vila Belmiro, e até mesmo o boxe também faz parte das memórias do estádio. Em 1950, a casa do Peixe serviu de palco para a luta entre os pesos pesados Joe Louis e Tommy Giorgio.

5 – Primeiro jogo em tempo real

A Vila Belmiro também foi o local onde aconteceu o primeiro jogo de futebol televisionado do Brasil. Em setembro de 1955, a Rede Record transmitiu ao vivo, diretamente do estádio, uma partida do Campeonato Paulista entre Santos e Palmeiras.

Na ocasião inédita, o Santos jogou bem e o time da casa não decepcionou, encerrando a partida com o placar de 3 a 1.

6 – Apelido de Alçapão

Após uma temporada incrível em 1930, o Santos conseguiu a impressionante marca de 25 partidas invictas no estádio da Vila Belmiro.

À época, o então jornalista Antônio Guenaga, da A Tribuna, jornal local conhecido entre os santistas, apelidou o estádio de Alçapão. O apelido pegou e ficou eternizado entre os apaixonados pelo time do Santos.

7 – Estádio de madeira e com arame farpado

Mesmo se tratando de um estádio pequeno em comparação com outros da capital paulista, a estrutura da Vila Belmiro pode ser considerada imponente em comparação com sua primeira construção.

Com arquibancadas e estruturas feitas de madeira, e arame farpado para separar os torcedores do campo, o estádio foi uma grande conquista para o time na época e se modernizou com o passar do tempo.

8 – Ídolo juiz

O prestígio de Urbano Caldeira era tanto, que o ex-jogador do time foi escolhido de última hora para apitar uma partida do Santos na Vila Belmiro.

Em 1929, o juiz designado para a partida passou mal e não pôde continuar na função. Assim, Urbano Caldeira assumiu a responsabilidade e deu continuidade ao jogo.

Na ocasião, o time venceu com gols marcados antes da entrada de Caldeira e virou assunto entre os torcedores.

9 – Vila Operária

Antes de ter o nome de Vila Belmiro, o bairro era conhecido como Vila Operária e tinha uma população composta por imigrantes japoneses, que possuíam chácaras e se dedicavam ao cultivo de tomate, funcionários de empresas próximas e, claro, do Porto de Santos, que estava em desenvolvimento desde 1920.

10 – Estreia adiada

A estreia do estádio, marcada para o dia 12 de outubro de 1916, não aconteceu como todos queriam. Isso porque o jogo marcado para a ocasião foi adiado por conta de uma chuva muito forte.

O jogo aconteceu depois de 10 dias, mais precisamente no dia 22 de outubro. A partida era Santos contra Ypiranga e na ocasião o time santista venceu por 2 a 1.

Caso queira saber mais sobre esporte e muitas outras curiosidades, acesse e conheça Melhor Escolha Fitness!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: