Leaderboard - KTO

Papo sério

Torcedor critica novo estádio do Juventus

“Ódio eterno ao futebol moderno”. O lema atraiu atenção ao Juventus nos últimos anos. Sobretudo por causa de seu estádio, […]

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Javari-Juventus-2
Lema “Ódio eterno ao futebol moderno” virou mantra no estádio do Juventus (Fotos: Divulgação)

“Ódio eterno ao futebol moderno”. O lema atraiu atenção ao Juventus nos últimos anos. Sobretudo por causa de seu estádio, a Rua Javari, que remete a um tempo que ficou no passado. Pois justo esse diferencial passou a ser ameaçado, diante do desejo da diretoria de torná-lo uma arena multiuso.

A ideia é duramente criticada pelo torcedor Guilherme Conde, o Guizão. Criador do O Blog do Juva, o administrador de empresa conversou com o Verminosos por Futebol e pontuou os motivos de ser contrário ao projeto. “O Juventus ainda resiste por ser diferente, por ter um estádio simpático”.

Javari-Juventus-3
O estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari, é um dos poucos no Brasil que ainda preserva os traços do passado

Para Guilherme, o projeto não passou de uma aposta desesperada de um grupo de dirigentes para manter-se no poder. “O clube não tem R$ 200 milhões, os investidores não existem e o projeto foi feito às pressas”, explica o paulistano de 30 anos, 15 deles na Javari.

Os juventinos genuínos receberam de braços abertos o público atraído pela aura de repulsa à modernidade no futebol. Mas agora são justo esses recém-chegados, na visão de Guilherme, a favor da derrubada da Javari. Uma divisão em que o próprio clube sai perdendo.

Verminosos por Futebol – Não é irônico que a diretoria do clube em que a torcida usa faixas “ódio eterno ao futebol moderno” queira derrubar seu estádio charmoso para construir uma arena multiuso?
Guilherme Conde – Não é irônico por um simples motivo: a diretoria não está nem aí para o que o torcedor pensa. Entre a opinião da torcida e uma obra faraônica, eles ficarão sempre com a segunda opção. Os interesses são diferentes, a torcida quer futebol romântico e a diretoria quer que o futebol se dane.

VPF – Como esse projeto repercutiu entre os torcedores que frequentam a Rua Javari?
Guilherme – 95% das pessoas que leram a respeito foram a favor do projeto. Porém, essas são as pessoas que nunca vão à Javari, torcedores de internet, de sofá, que adoram falar e teorizar, mas que não se esforçam em nada em prol do clube. As pessoas a favor não frequentam a Javari hoje em dia. E, quando a arena estiver pronta, eles continuarão a não frequentar. Os juventinos de verdade odiaram o projeto, é logico, pois ele vai contra tudo que a torcida prega.

Os interesses são diferentes, a torcida quer futebol romântico e a diretoria quer que o futebol se dane”. Guilherme Conde, torcedor juventino e criador do O Blog do Juva.

VPF – No seu blog, você já disse que o projeto é inviável. Você pode descrever os motivos?
Guilherme – A começar pelos R$ 200 milhões que o clube não tem, passando pelos investidores que não existem e finalizando com o projeto que, se você olhar bem, foi feito “nas coxas” com um desenho muito mal feito e animações internas da zona mista que foram copiadas de outros projetos. Veja que, em uma das animações, os jogadores estão com uma camisa da Nigéria. E, por último, um estádio deste tamanho não cabe no terreno da Javari.

Javari-Juventus-4
Guilherme Conde, o Guizão, um dos torcedores juventinos mais influentes na blogosfera (Foto: Acervo pessoal)

VPF – Você diz que o projeto é político. Você pode explicar essa questão pra quem não vive os bastidores do Juventus?
Guilherme – O projeto foi lançado em uma sexta-feira à noite, com aqueles desenhos feitos às pressas e sem a menor lógica financeira. Na segunda-feira seguinte ao lançamento ocorreu a eleição para presidência do conselho do clube, e a arena era o maior projeto de um dos grupos, o que era apoiado pelo atual presidente e que estava perdendo as pesquisas. Foi uma tentativa desesperada de conseguir votos. O tiro saiu pela culatra.

VPF – O Juventus se tornou cult nos últimos anos, inclusive com documentários que exploram a questão. O que o clube ganhou de bom e de ruim com isso?
Guilherme – Não ganhou nada de bom, apenas um público que não entende nada das tradições do time, exatamente o público que é a favor desta aberração de arena.

VPF – Os torcedores mais antigos, do tempo em que não havia esse futebol romântico x futebol moderno, incomodam-se com a presença na arquibancada de gente que não era originalmente torcedor do Juventus?
Guilherme – Não, eles sabiam que a única maneira de alguém se tornar 100% juventino é tratando bem quando os “mistos” vêm conhecer a Javari. 99% dos torcedores não nasceram juventinos, mas isso de nada importa, o que importa mesmo é que eles se comportem como juventinos quando estão dentro da Javari. Usar camisa de outros times é inadmissível.

VPF – Voltando ao estádio, você acha que essa nova arena poderia tirar o charme que o Juventus conquistou com esse público que busca um pouco de romantismo no futebol?
Guilherme – Ele tirará o charme, com toda certeza. O Juventus ainda resiste no mundo do futebol simplesmente por ser diferente dos “grandes”, por ter um estádio simpático. Deixe o Juventus com a cara de um time como outro qualquer e as diferenças acabam. Isso é marketing puro, vantagem competitiva. A Javari é a grande vantagem competitiva do Juventus.

O Juventus ainda resiste no mundo do futebol simplesmente por ser diferente dos ‘grandes’, por ter um estádio simpático”. Guilherme Conde.

VPF – O que você espera do Juventus em 2013, além de não derrubar o seu estádio?
Guilherme – Espero garra e dedicação dos jogadores, muita vontade em campo. Se for para subir (para a elite do futebol paulista) que seja assim, e se for para não subir, que seja com um time de guerreiros que lutou até o último segundo.

Javari-Juventus-1
Cabeçalho do O Blog do Juva, que o torcedor Guilherme Conde manteve por quase cinco anos

O Blog do Juva não é mais atualizado desde janeiro de 2013, mas o endereço ainda está no ar.

Imagens do projeto do novo estádio do Juventus:

Confira o PDF do projeto do novo estádio do Juventus.

Trailer do documentário Juventus Rumo a Tóquio:

Versão completa do documentário Juventus Rumo a Tóquio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: