https://apostasfc.com/melhores-casas/bet365/?utm_source=verminosos&utm_medium=bet365&utm_campaign=agosto

Viagem no tempo

O dia em que Ceará e Fortaleza se uniram

No dia 2/9/1982, Ceará e Fortaleza formaram combinado para enfrentar o Flamengo de Zico no Castelão

O combinado Ceará-Fortaleza atuou de uniforme verde e amarelo no amistoso (Foto: Arquivo FCF)
O combinado Ceará-Fortaleza atuou de uniforme verde e amarelo no amistoso (Foto: Arquivo FCF)

No futebol, clubes rivais são como água e óleo. Em um século de muita disputa, Ceará e Fortaleza só estiveram unidos uma única vez. Dia histórico.

Foi na noite de 2 de setembro de 1982, uma quinta-feira, que Ceará e Fortaleza formaram um combinado inédito para enfrentar o Flamengo, então campeão mundial, no estádio Castelão. A promoção era da Federação Cearense de Futebol (FCF), ideia do ex-presidente Joseneas Barroso.

Uniforme verde-amarelo

O primeiro entrave era qual uniforme o combinado Ceará-Fortaleza usaria. Numa época de jogadores fortemente identificados com cada clube, ninguém aceitava ter de vestir as cores do rival, mesmo que por apenas um tempo. Escolheu-se o verde-amarelo que remetia ao Brasil e à bandeira da FCF.

Para compor o combinado, foram convocados oito jogadores de cada lado. E os técnicos dos times, o alvinegro Sérgio Redes e o tricolor Moésio Gomes, dividiram o comando. Difícil era formar o grupo titular, já que o número de atletas é impar, e não par.

“Cinco jogadores de cada time começariam jogando. O problema era o goleiro. Eu queria o Lulinha, o Moésio pedia o Salvino. Acabei vencendo com o argumento de que o Ceará estava à frente do Fortaleza no Campeonato Cearense”, relata Sérgio Redes, hoje colunista do jornal O Povo.

“Cinco jogadores de cada time começariam jogando. O problema era o goleiro. Acabei vencendo com o argumento de que o Ceará estava à frente do Fortaleza no Campeonato Cearense”. (Sérgio Redes)

Vitória cearense

Apesar dessas divergências, alvinegros e tricolores se entenderam bem em campo. O combinado cearense venceu por 2 a 0, gols de Ademir Patrício (Ceará), no primeiro tempo, e Adílton (Fortaleza), na segunda etapa.

Foi uma grande surpresa aos 46 mil torcedores pagantes, já que do outro lado estavam ídolos rubro-negros como Zico, Júnior, Andrade, Adílio e Nunes. No placar do amistoso, uma lição de que, se brigassem menos, Ceará e Fortaleza poderiam ser muito maior do que são.

Ficha técnica do amistoso:

Ceará-Fortaleza – 2

Lulinha-CSC (Salvino-FEC); João Carlos-CSC, Lula-CSC, Pedro Basílio-FEC e Clésio-FEC; Alves-CSC, Nelson-FEC (Jorge Luís Albuquerque-CSC) e Zé Eduardo-FEC; Geraldino Saravá-FEC (Josué-CSC), Ademir Patrício-CSC (Assis Paraíba-FEC) e Ramon-CSC (Adílton-FEC). Técnicos: Sérgio Rêdes-CSC e Moésio Gomes-FEC

Flamengo – 0

Cantarelli; Antunes, Mazinho, Mozer (Nunes) e Júnior (Ademar); Andrade (Pompéia), Adílio e Zico; Lico, Tita e Victor. Técnico: Paulo César Carpegianni

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Data: 2/9/1982, quinta-feira
Horário: 21h30min
Renda: Cr$ 19.002.900
Público: 46.680 pagantes
Árbitro: Leandro Serpa
Assistentes: Luiz Vieira Vila Nova e Emanuel Gurgel
Gols: Ademir Patrício (14min 1ºT) e Adílton (32min 2ºT)

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

3 respostas para “O dia em que Ceará e Fortaleza se uniram”

  1. Também fui ao estádio, na verdade em todas as vezes que o Flamengo jogou naquela época com Fortaleza ou Ceará, na verdade o Flamengo que era quase uma seleção levou sufoco todas as vezes, Ceará e Fortaleza tinham bons times.

    Jogadores que vinham de fora ficavam nos hoteis ali da beira-mar, praiano etc, lembro uma vez que o Flamengo ficou no Praiano hotel (nem sei ainda se chama assim, não moro mais em Fortaleza), mas foi bom ver todo aquele time do Flamengo de perto, eu era um garotinho pequeno mas ainda lembro, Zico etc. nesta vez o Tita sentou do lado de fora do hotel e foi demais pra mim um garoto estar perto daqueles caras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: