Viagem no tempo

Corinthians x Corinthian: 2015 especial!

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015 dividirá atenção com outro evento futebolístico na capital paulista. […]

O Corinthians fará amistoso contra o Corinthian-Casuals, time inglês que o originou, no estádio de Itaquera, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo (Foto: Divulgação)
O Corinthians fará amistoso contra o Corinthian-Casuals, time inglês que o originou, no estádio de Itaquera, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo (Foto: Divulgação)

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015 dividirá atenção com outro evento futebolístico na capital paulista. Mais propriamente, um evento bem alternativo. No dia 25 de janeiro, feriado do aniversário da cidade de São Paulo, o Corinthians fará amistoso contra o Corinthian-Casuals, time inglês que o originou, no estádio de Itaquera, a partir das 17 horas.

Será a terceira vez que isso acontece. As outras foram em 1988 e 2001, em excursões ao Brasil. Na primeira, num amistoso festivo de somente 50 minutos no Pacaembu, o Corinthians usou ex-jogadores em vitória por 1 a 0, gol de Sócrates, que inclusive atuou 15 minutos pelo visitante. Na segunda, o time sub-21 do Corinthians venceu por 2 a 0, no Parque São Jorge.

O Corinthian foi fundado em 1882, e vestia branco. Em 1939, fundiu-se ao Casuals, adotando o curioso uniforme chocolate e rosa (Foto: Divulgação)
O Corinthian foi fundado em 1882, e vestia branco, cor que inspirou gigantes como Corinthians e Real Madrid. Em 1939, fundiu-se ao Casuals, adotando o curioso chocolate e rosa (Foto: Divulgação)

Foi em outra excursão ao Brasil que nasceu a história do Timão. Fundada em 1882, a equipe foi uma das mais bem-sucedidas da Inglaterra no século 19. Até hoje é a única a ceder todos os 11 titulares para o English Team – e duas vezes, em 1894 e 1895! Em 1904, chegou a golear o Manchester United por 11 a 3, maior derrota dos Red Devils.

Porém, o Corinthian preferiu manter-se amador, em meio ao profissionalismo crescente. E optou por doutrinar novos povos sobre seus ideais, em excursões. Por ironia, inspirou o uniforme do Real Madrid, maior clube do século 20. Em 1910, ocorreu sua mais famosa turnê. Na viagem, venceu o Fluminense por 10 a 1 e o São Paulo Athletic Club por 8 a 1.

> LEIA TAMBÉM

Na arquibancada em São Paulo estavam alguns trabalhadores ferroviários, que resolveram formar seu próprio time. No dia 1º de setembro, nascia o Sport Club Corinthians Paulista. Em 1914, no mesmo ano em que 22 jogadores do Corinthian morriam na 1ª Guerra Mundial, o Corinthians era campeão paulista pela primeira vez. Foi um ano marcante para ambos.

O destino do Corinthians, depois duas vezes campeão do mundo, é conhecido de muitos. Já o Corinthian uniu-se ao Casuals, em 1939, para garantir seu futuro. Atualmente, a equipe londrina disputa uma liga equivalente a 8ª divisão da Inglaterra. E todos os seus jogadores são semiprofissionais, dividindo o expediente com outras atividades.

Quando começamos esta jornada, éramos um pequeno clube, com uma rica história, mas grandes carência. Por isso, podemos dizer que não teríamos ido adiante sem o amor e carinho de tantos torcedores”. Chris Watney, diretor comercial do Corinthian-Casuals.

Em 1988, o Corinthian-Casual enfrentou ex-jogadores do Corinthians no Pacaembu, num amistoso festivo de 50 minutos. Vitória brasileira de 1 a 0, gol de Sócrates (Foto: Placar)
Em 1988, o Corinthian-Casual enfrentou ex-jogadores do Corinthians no Pacaembu, num amistoso festivo de 50 minutos. Vitória brasileira de 1 a 0, gol de Sócrates (Foto: Placar)

> LEIA TAMBÉM

Por tudo isso, o jogo no estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014 será uma experiência incrível para os ingleses. “Nós compartilhamos a maior história no futebol, e é hora novamente de celebrá-la. Juntos, escreveremos um novo e especial capítulo. Faremos nossos ancestrais orgulhosos”, comemora o diretor comercial do Corinthian-Casuals, Chris Watney.

Em enquete realizada em setembro de 2013 no site Meu Timão, o time inglês já havia sido o mais votado sobre qual deveria enfrentar o Corinthians na inauguração do sonhado estádio. Recebeu 61% dos votos, contra 24% do Barcelona, 8% do Real Madrid e 4% do Chelsea. É um vínculo histórico muito forte para ter tamanha consideração dos torcedores.

Site do Corinthian-Casuals:
www.corinthian-casuals.com

Contagem regressiva para o amistoso:
www.casuals39.com/pages/corinthian-casuals-fc-x-sc-corinthians-paulista

Veja Corinthians 1×0 Corinthian-Casuals, em 1988:

Veja Corinthians Sub-21 2×0 Corinthian-Casuals, em 2001:

Saiba mais sobre a história do Corinthian-Casuals:

Clique no link e leia também:

Corintiano-conhece-origem-do-Corinthians
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/corintiano-conhece-origem-do-corinthians


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: