AFC

PinUp-Bet

Viagem no tempo

Confira 15 games de futebol históricos

Quem é fã de games de futebol dedica horas a Fifa ou Pro Evolution, as franquias do gênero mais populares […]

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol

Quem é fã de games de futebol dedica horas a Fifa ou Pro Evolution, as franquias do gênero mais populares do mundo. Também pudera, os gráficos estão cada vez mais detalhados, as comemorações de gols cada vez mais realistas.

Muitos verminosos não lembram, porém, que tanto os jogadores quanto a bola já foram quadrados em games de futebol. Foi o caso do primeiro jogo, Pele’s Soccer, do Atari, lançado em 1981.

A evolução foi paulatina, game a game, console a console. Para que você saiba cada degrau escalado virtualmente, o Verminosos por Futebol listou 15 jogos marcantes. Prepare o joystick!


1) Pele’s Soccer
Ano: 1981
Console: Atari
Primeiro game de futebol, tinha três jogadores de cada lado do campo. Todos quadrados.


2) Real Sports Soccer
Ano: 1982
Console: Atari
Visão do campo passou a ser lateral e jogadores tomam forma de pessoas.


3) Super Futebol
Ano: 1987
Console: Master System
Inaugurou a era 8 bits, o que assegurou mais detalhes no campo e nos atletas.


4) Kick Off
Ano: 1989
Console: Nintendo
Marcou início da individualidade dos jogadores, com diferentes atributos, mas retrocedeu no ângulo de visão. Deteve a supremacia durante alguns anos.


5) World Championship Soccer
Ano: 1990
Console: Mega Drive
Baseado na Copa de 1990, inaugurou a era 16 bits, mas manteve o retrocesso no ângulo de visão, superior ao campo.


6) Sensible Soccer
Ano: 1992
Console: Amiga
Primeiro a desafiar a supremacia do Kick-Off, graças ao novo conceito de ligas, com um total de 168 equipes.


7) Fifa International Soccer 94
Ano: 1993
Console: Mega Drive
Marcou o lançamento da mais famosa franquia de games de futebol, ainda com ângulo de visão diagonal.


8) Virtua Striker
Ano: 1994
Console: Arcade
Desenvolvido para fliperamas, foi o primeiro game de futebol em 3D, com gráficos excelentes, mas jogabilidade rígida.


9) International SuperStar Soccer
Ano: 1995
Console: Super Nintendo
Baseado na Copa de 1994, definiu a jogabilidade dos games seguintes, além do campo de visão lateral. Jogadores ganharam aparência real. Em 1997, no Nintendo 64, passa a ser em 3D.


10) Actua Soccer
Ano: 1995
Console: PC
Desenvolvido para computadores, foi o primeiro a introduzir o conceito de diversas câmeras.


11) Winning Eleven
Ano: 1997
Console: PlayStation
Evolução assombrou as gerações de consoles anteriores, com variações de câmera, jogadas de efeito e gráficos mais reais.


12) Elifoot
Ano: 1998
Console: PC
Primeiro game de gerenciamento de equipes de futebol, foi lançado em 1987, mas fez sucesso a partir da 3ª edição. Português, originou o primo brasileiro Brasfoot, em 2003.


13) Fifa Road to World Cup 98
Ano: 1998
Console: PC
Popularizou os games de futebol em computador, garantindo início de grande sucesso à franquia Fifa. Inaugurou era das belas trilhas sonoras nos jogos.


14) Pro Evolution Soccer
Ano: 2000
Console: PlayStation 2
A franquia concorrente do Fifa se tornou uma evolução do Winning Eleven, apostando em mais jogabilidade que seu game rival.


15) Football Manager
Ano: 2005
Console: PC
Levou o 3D aos games de gerenciamento de equipes, até então de visual simplório.

Propaganda do primeiro game de futebol, com a presença do recém-aposentado Pelé:

19 respostas para “Confira 15 games de futebol históricos”

  1. Querido Rafael, há muito tempo que queria lembrar do Actua Soccer, mas confesso que não queria recorrer à internet para isso. Obrigado pela lembrança. O jogo mais marcante da minha vida. Lembro-me de jogar com a Islândia (que agora se classificara à Euro) pois o grupo era com os times mais fracos e fatalmente sempre caia no mata-mata diante de uma equipe superior. Parabéns por essa e demais matérias. Um grande abraço.

  2. Um que joguei até acabar com o dinheiro dos meus pais, não está ai! SOCCER SHOOTOUT, tinha uma seção só de Indoor, que é mais ou menos o futebol de salão!

  3. Rafael, como eu já havia dito antes, sou louco por games de futebol desde “Pele’s Soccer”, mas o que me mais marcou não está presente nesta lista: “Goal!”, que adquiri junto com meu Nintendinho 8 bits em 1990. Este game me marcou porque era muito gostosa sua forma de disputa, cujo desafio era vencer a Copa do Mundo mas, principalmente, porque foi o primeiro jogo que gerou disputas inesquecíveis entre amigos que tinha. Alguns, inclusive, conheci jogando “Goal!” e somos grandes amigos até hoje. Eu era sinistro jogando com a “Dinamáquina”. A gente até colocava uma camisa da cor da Seleção que defendíamos (cada um tinha a sua, pois não havia grande diferença de força entre os times no jogo) quando fazíamos nossos campeonatos, valendo troféu e o escambau! Dá uma olhada no vídeo que mostra como era o jogo – uma perfeição para a época. Quase chorei de emoção ao rever estas cenas, hehehehehe…
    Um abraço e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

  4. Muito legal o post, pois conta a ordem cronológica dos games de futebol, os quais conheci apenas em 1997 com o Winning Eleven, o qual sou fã até hoje. Mas o melhor é o vídeo mostrando a voz do Pelé dublada dizendo ‘má que golazo’, ri litros aqui! ahahahhaa, certamente guardarei nos meus favoritos. Baita pauta! Ficamos em contato, colega jornalista e xará!

    Abraço, sucesso contínuo!

  5. Rafael, lembro de ter jogado uma versão anterior ao WE, o Goal Storm. Você sabe dizer se é mesmo a versão anterior? Acho que era da Konami…

    • Lucas, Goal Storm foi o Winning Eleven de 1996, que por sua vez foi uma evolução do SuperStar Soccer e a origem do Pro Evolution Soccer. No Ocidente era Goal Storm, mas no Japão era Winning Eleven, nome que passou a ser adotado mundialmente.

  6. Sensacional!!!

    E deu pra perceber uma coisa, eu to ficando velho!
    Joguei muuuito o pele’s soccer, o FIFA do Mega, ISS do Super Nintendo ( “Que liindo”, “Lateralll”), o WE do Play ( O 4º foi o que mais joguei, com o Babangida, shevchenko, Roberto Carlos e Ronaldo na frente, quem nunca fez isso que atire a 1ª pedra! rs.). O pior é que eu ainda jogo até hoje e, particularmente prefiro o PES. Acho que eu sou “verminoso” mesmo. Hehe.

    Parabéns pelo post!

    • Oi Mauro, adorei seu comentário! Parei no SuperStar Soccer, em 1996 ou 1997, mas desde o ano passado voltei a jogar, quando consertei meu antigo Super Nintendo. Quinze anos depois, ainda tô craque. Um abraço!

    • post sensacional man, tbm tenho essa mesma carreira futebolística, lembro que esse do atari de 3 jogadores quadrados tinha uma queima de fogos quando saia gol, minha mãe gritava desliga esse vídeo gamekkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: