Viagem no tempo

Campeonato Argentino: Quais os clubes com maiores médias de público na história?

Os cinco grandes argentinos são também os clubes que arrastaram mais torcida aos estádios

O Verminosos por Futebol publica ranking das maiores médias do futebol argentino (Foto: Reprodução)
O Verminosos por Futebol publica ranking das maiores médias da Argentina (Foto: Reprodução)

Quais os clubes com maiores médias de público na história do Campeonato Argentino? O Verminosos por Futebol responde, com base num levantamento inédito. Um spoiler: os cinco grandes do país levaram mais torcida aos estádios no total. Já considerando a média, há um intruso no top 5.

Pesquisa em andamento

Os números são do pesquisador cearense João Ricardo de Oliveira. Ele contabilizou todos os públicos dos diferentes formatos da 1ª divisão do Campeonato Argentino, de 1950 a 1990, e do Apertura e do Clausura, quando passaram a ocorrer dois torneios por ano, reunindo dados de 1990 a 1999 e de 2006 a 2012.

Embora o levantamento não reúna todos os públicos de 1950 a 2021, o recorte com 72 edições permite uma análise aprofundada sobre quais clubes arrastaram mais torcedores aos estádios da Argentina.

Confira abaixo o ranking das maiores médias, separando os clubes em dois grupos: aqueles com mais de 2 milhões de torcedores no total e com menos de 2 milhões – para evitar distorções.

Média de público

O Boca Juniors é o clube com maior média de público na história do Campeonato Argentino, com 19.542 torcedores, em 796 jogos de 72 edições. Seu arquirrival River Plate atingiu 18.844, em 793 jogos em 70 participações.

Abaixo estão San Lorenzo (3º, 13,4 mil), Racing Club (4º, 13 mil), Tigre (5º, 12,6 mil) e Independiente (6º, 11,7 mil). Desses, apenas o Tigre não é considerado um dos grandes do futebol argentino.

Os demais melhores posicionados são Belgrano (7º, 11 mil), Vélez Sarsfield (8º, 10,9 mil), Colón (9º, 10,7 mil) e Rosario Central (10º, 10,3 mil).

Ranking no total

Já considerando o público total, a ordem do top 5 foi a mesma dos cinco grandes na média de público, agora excluindo o Tigre: Boca Juniors (15,5 milhões), River Plate (14,9 mi), San Lorenzo (10,6 mi), Racing Club (9,9 mi) e Independiente (9,3 mi).

O Boca Juniors tem a maior média de público do Campeonato Argentino, com 19.542 (Foto: Reprodução)
O Boca Juniors tem a maior média de público do Campeonato Argentino: 19.542 (Foto: Reprodução)
Comparação com o Brasil

Apesar de as torcidas argentinas serem sinônimo de paixão na América do Sul, as marcas dos clubes com melhores médias de público na história passam longe do topo do futebol brasileiro.

O Boca Juniors, com 19,5 mil, tem números inferiores a sete clubes brasileiros, considerando-se o Brasileirão de 1971 a 2019: Flamengo (29,4 mil), Corinthians (25,9 mil), Bahia (22,4 mil), Atlético-MG (22,3 mil), Palmeiras (22,2 mil), Cruzeiro (20,3 mil) e São Paulo (20,2 mil).

Com tal marca, o Boca também ficaria abaixo do 10º nas quatro principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha.

Os cinco grandes da Argentina levaram mais torcida aos estádios no total. Já considerando a média, há um intruso no top 5.

Veja os números dos campeonatos Argentino e Brasileiro, bem como estatísticas e análises dos principais jogos de futebol dos países. Todas essas informações podem ser encontradas na SportyTrader, site de dicas para apostas esportivas que conta com experts de futebol para analisar e redigir palpites esportivos dos maiores confrontos de futebol da América Latina e Europa.

Segue o infográfico completo. E, se curtir o levantamento, compartilhe este post.

> Veja todas as matérias com pesquisas de público do pesquisador João Ricardo de Oliveira.

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: