Relembre os cards da Coca-Cola de 1997
A coleção que virou objeto de desejo contava com 60 cards, sendo 55 com jogadores

Foi uma ação pioneira. E nunca mais repetida no Brasil. Em maio de 1997, pouco mais de um ano antes da Copa do Mundo da França, os jogadores “selecionáveis” ganharam cards especiais. A promoção foi da Coca-Cola, patrocinadora da CBF, em parceria com a Panini. Hoje em dia, os Futcards viraram objeto de desejo, sendo comercializados em sites como Mercado Livre.

Esses cards só não são ainda mais relíquia hoje em dia porque, na época, houve um verdadeiro derrame de cards. A promoção distribuiu 36 milhões de pacotes, com dois cards cada. Como as trocas de tampas e anéis de latinhas duraram até janeiro de 1998, não foi difícil completar a coleção ou chegar perto disso.
A relação contava com 60 cards, sendo 55 com jogadores e cinco com logos da CBF, da Coca-Cola, da Copa da França e da Copa América de 1997, que seria realizada na Bolívia. Entre os atletas, a maioria tinha chances de ir ao Mundial, já que a lista havia sido feita com o aval da confederação.
A exceção foram algumas surpresas como Sangaletti e Fábio Augusto (Corinthians), Capitão (Portuguesa), Zinho (Ponte Preta) e Galeano (Palmeiras). As maiores ausências foram de Ronaldinho (Barcelona) e Dunga (Jubilo Iwata), por questões contratuais com seus clubes.
> LEIA TAMBÉM
Ronaldão (Santos) e Túlio (Corinthians) mantinham acordo com a Tops, rival da Panini, e por isso também ficaram de fora. Aldair, Amaral, Zé Maria e Jardel não foram localizados durante a negociação. Viola não deu resposta. Já Marcelinho pensou que era trote e recusou a oferta. Assim, todos eles perderam a chance de ser imortalizados na coleção que, até hoje, faz sucesso na internet.
Quem está nos cards tem chance de ir para a Copa. A lista foi nossa, mas a CBF nos deu aval sobre ela”. Fernando Pinheiro, então gerente de marketing da Coca-Cola no Brasil, gerando todo tipo de especulação sobre quem seriam os 23 convocados.
Cards da coleção do autor do Verminosos por Futebol:
(*) Veja lá no fim os cards faltantes e repetidos.
(Fotos: Verminosos por Futebol)
Atualização em 18/9/2015:
Após doação do amigo Christian Gama, do blog Shirt Paper, e o 12º Encontro de Multicolecionadores de Fortaleza, o Verminosos por Futebol conseguiu todas as figurinhas que faltavam. Em breve vamos escaneá-las.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/copa-do-nordeste-ja-teve-album-em-2001
35 respostas para “Relembre os cards da Coca-Cola de 1997”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Uma lista de times alternativos para você torcer na Inglaterra
-
2
A carreira de Ancelotti nos gramados em figurinhas da Panini
-
3
O ranking de público na história da Libertadores da América (1960 a 2024)
-
4
5 jogadores nascidos no exterior que defenderam a seleção brasileira
-
5
Palmeiras humilhou o Borussia Dortmund em Fortaleza em 1996
-
6
Militar ucraniano visita estádios destruídos pela guerra contra a Rússia
-
7
Reportagem sobre campo com casa dentro no Ceará recebe prêmio mundial de jornalismo esportivo
-
8
Quem são os adversários do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes 2025
Interessante essa coleção ter jogadores que nunca foram convocados e Paulo Rink que jogou na seleção alemã