Papo sério

Começa a obra da Areninha de Flamengo, no distrito que foi tema de documentário

Areninha do distrito de Flamengo teve obra iniciada em fevereiro, com previsão de entrega em junho

O Campo do Barro Vermelho vai dar lugar à Areninha de Flamengo (Foto: Mozer Viana)
O Campo do Barro Vermelho vai dar lugar à Areninha de Flamengo (Foto: Mozer Viana)

Promessa é dívida. O anúncio feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), começou a se concretizar exatamente um ano depois. No dia 16 de fevereiro, iniciaram-se as obras da Areninha de Flamengo, em construção no distrito de Flamengo, em Saboeiro, que foi tema do documentário “Aqui é Flamengo“, do Verminosos por Futebol.

No dia 16 de fevereiro de 2020, o filme inspirou uma reportagem especial do programa Esporte Espetacular, da TV Globo. Diante da repercussão nacional para a curiosa história do distrito, que recebeu o nome em homenagem ao Flamengo, o governador anunciou que Flamengo receberia uma das Areninhas do estado.

O que é Areninha?

Um parêntese para quem não é do Ceará. As Areninhas são uma política pública iniciada pela Prefeitura de Fortaleza, e depois tocada também pelo Governo do Estado. Em 2014, o Campo do América, tradicional campo de terra do bairro Meireles, deu lugar a uma Areninha.

A partir dali, aquela obra, que recebeu nome em referência à recém-inaugurada Arena Castelão, foi reproduzida em diversos bairros de Fortaleza. Campos de terra foram transformados. Até fevereiro de 2021, já eram 74 Areninhas. E, neste primeiro semestre, outras 15 Areninhas ainda serão inauguradas.

Cada Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados e iluminação. “Essa é uma política pública vencedora, e que está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social”, define o secretário de esportes de Fortaleza, Ozires Pontes.

A Areninha de Flamengo, construída no lugar do Campo do Barro Vermelho, custará R$ 1,3 milhão (Foto: Mozer dos Santos)
A Areninha de Flamengo será construída no Campo do Barro Vermelho (Foto: Mozer Viana)

Governo ampliou o projeto

Em 2017, o Governo do Estado aderiu ao projeto. Desde então, já foram inauguradas 197 Areninhas pelo Ceará. Outras 24 estão em obras. No total, já foram contemplados 145 dos 184 municípios cearenses, entre campos concluídos, em execução e a iniciar. A expectativa é que sejam 500 Areninhas até o fim de 2022, segundo a Superintendência de Obras Públicas.

A Areninha de Flamengo, construída no lugar do Campo do Barro Vermelho, o único existente no distrito, terá custo de R$ 1,3 milhão, informa a placa da obra. A previsão de conclusão é o mês de junho deste ano.

Aqui é Flamengo, documentário de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol

Documentário contou essa história

O distrito de Flamengo ganhou destaque nacional depois da produção do documentário “Aqui é Flamengo”, dirigido pelo jornalista Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol. O curta-metragem conta a história da localidade, em meio à final da Libertadores da América de 2019.

O trailer do filme foi lançado em dezembro de 2019, no dia da final do Mundial de Clubes. Seis meses depois, em maio de 2020, o curta foi lançado. Desde então, “Aqui é Flamengo” esteve em dois streamings (DAZN e Prime Video), cinco festivais de cinema (Cine Ceará e Cinefoot) e venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação. Agora, vem aí seu maior feito.

Veja o trailer de “Aqui é Flamengo”:

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: