Na geral

Verminosos por Futebol agora tem jingle

O Verminosos por Futebol está chique! A três meses da Copa do Mundo de 2014, a gente lança nosso jingle. […]

O Verminosos por Futebol está chique! A três meses da Copa do Mundo de 2014, a gente lança nosso jingle. A produção foi da Ritornelo Áudio Criativo, empresa de soluções em mídias sonoras do jornalista Roberto César Lima, com a colaboração criativa do também jornalista Wesdley Vasconcelos, integrantes da banda Eletrocactus há 12 anos.

Ritornelo-destaque
Roberto César Lima (esq.), vocalista, e Wesdley Vasconcelos, baixista. Com 12 anos na banda Eletrocactus e outros projetos musicais em separado, os jornalistas agora são a dupla criativa da Ritornelo, empresa de soluções em mídias sonoras (Foto: Divulgação)

“A gente tenta aliar a formação em comunicação com nossa bagagem musical para entender a mídia sonora, sempre prezando pela sensibilidade artística. Não é porque o jingle é uma peça comercial que ela precisa se despir totalmente da arte”, explica Roberto, vocalista. “Essa experiência musical é o principal alicerce para a Ritornelo”, reforça Wesdley, baixista.

Graças à criatividade da dupla, o Verminosos por Futebol ganhou jingle que tem tudo para ser uma das canções mais legais da Copa do Mundo. “Conseguimos materializar em música a ideia do site, que explora a temática do futebol fora do prisma da obviedade. Acho que quem ouvir o jingle uma vez vai se pegar cantando o refrão sozinho sem querer”, arrisca Wesdley.

Se fizer isso, cante em voz alta!

Acho que quem ouvir o jingle uma vez vai se pegar cantando o refrão sozinho sem querer”. Wesdley Vasconcelos.

> LEIA TAMBÉM

Confira a entrevista com os músicos:

Verminosos por Futebol – No processo de criação do jingle, qual foi o conceito explorado?
Roberto César Lima – A primeira inspiração foi o próprio conceito do Verminosos, que explora a temática do futebol fora do prisma da obviedade, com criatividade e sem medo de ousar. Assim, tentamos fazer um jingle que fugisse aos clichês artísticos daqueles que já exploraram o futebol como tema de música. Também tentamos incorporar a cearensidade do nome do site no ritmo e na letra, mas sem exageros, para que as pessoas de outros estados também pudessem entender o conceito, visto que o Verminosos por Futebol tem leitores no Brasil inteiro.

Verminosos – Como foi a produção da letra?
Wesdley Vasconcelos – O Roberto é um verminoso por futebol. Ele possui todas as referências, eruditas e populares, sobre o esporte. Daí pensamos na ideia de explorar na letra o futebol vivenciado pelas pessoas no dia-a-dia, fora da experiência mediada pela televisão. Intencionalmente, nós utilizamos a Copa do Mundo como mote, mas a situamos num patamar de contraponto. Na letra, nós enfatizamos que várias “copas do mundo” são disputadas nas praças e campinhos de várzea pelo Brasil afora. A mim, só coube transformar a riqueza do vocabulário futebolístico trazido pelo Roberto numa estrutura musical e rítmica. E foi muito divertido fazer isso.

Verminosos – E como foi o arranjo?
Wesdley – Foram muitas experiências sonoras e conversas com a equipe do site até encontrar o equilíbrio exato entre a tradução do conceito do Verminosos por Futebol, que é diferenciado por natureza, e uma abordagem musical que fosse de fácil assimilação pelos diversos nichos de público que acessam o site. Mas a cereja do bolo foi a guitarra de Gledson Rocha, que deu ao jingle essa força rítmica marcante. Acredito que conseguimos materializar em música a ideia do site. E também acho que quem ouvir o jingle uma vez vai se pegar cantando o refrão sozinho sem querer.

Contatos da Ritornelo:
www.facebook.com/RitorneloAudio
soundcloud.com/ritornelo
ritornelo@ritornelo.com.br
(85) 8828-6405 – Roberto César Lima

Clique no link e leia também:

Quem-repercutiu-materia-do-Verminosos-por-Futebol
www.verminososporfutebol.com.br/na-geral/quem-repercutiu-a-materia-de-mikey-wilson


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: