Larkhall, cidade escocesa que proíbe verde
Reza o ditado que futebol, política e religião não se discutem. Quando os três se misturam, a polêmica tende a […]

Reza o ditado que futebol, política e religião não se discutem. Quando os três se misturam, a polêmica tende a ser explosiva. É o que acontece na Escócia, onde Rangers e Celtic herdaram o sectarismo de filosofias antagônicas, o que tornou esse o maior ódio recíproco do futebol mundial. O grande exemplo disso está presente em Larkhall, a cidade em que o verde, acredite, é proibido.
A torcida do Rangers, fundado em 1873, é de maioria protestante e seguidora da Rainha do Reino Unido. O Celtic, de 1888, foi fundado por opositores político-religiosos históricos, com torcedores de maioria católica e republicana. Por isso, foi natural que a Old Firm, como é conhecido o clássico, tivesse tênue a linha da rivalidade saudável.
Em Larkhall, cidade de 15 mil habitantes, a maioria da população é protestante. E, por tabela, pró-Reino Unido e torcedora do Rangers, de cor azul. Dessa forma, o verde, que simboliza o Celtic, passou a ser rejeitado. A ponto de ser retirado até mesmo das fachadas de lojas.
O Subway, rede de fast food americana presente em 100 países, se viu obrigada a trocar o verde pelo preto na sua logomarca. Uma rede de farmácias tomou iniciativa semelhante. Até a troca de cor, cabines telefônicas e grades de praças não escapavam de vandalismo, algo incomum na Europa.
Segundo o jornal The Independent, 205 semáforos foram quebrados entre 2004 e 2007, gerando prejuízo de 17 mil libras. Jovens bêbados chegaram a atear fogo à grama. Claro, a grama é verde.
Que os torcedores do Rangers incendeiem toda a mata local. Assim, graças à intolerância, Larkhall será a primeira cidade no mundo sem existência de verde. Nem mesmo na vegetação.
2 respostas para “Larkhall, cidade escocesa que proíbe verde”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Uma lista de times alternativos para você torcer na Inglaterra
-
2
A carreira de Ancelotti nos gramados em figurinhas da Panini
-
3
O ranking de público na história da Libertadores da América (1960 a 2024)
-
4
10 relíquias de um colecionador de camisas do Juventus da Mooca
-
5
5 jogadores nascidos no exterior que defenderam a seleção brasileira
-
6
Artista já desenhou mais de 4 mil escudos de futebol no Paint
-
7
Militar ucraniano visita estádios destruídos pela guerra contra a Rússia
-
8
Reportagem sobre campo com casa dentro no Ceará recebe prêmio mundial de jornalismo esportivo
Existe alguma cidade que proibamos azul?
Nunca ouvi falar. Se duvidar, deve ter na Escócia um caso contrário…