Dica cultural

Cartunista recria mascotes de 350 clubes

Poucos países têm uma cultura do futebol tão identificada com a simbologia do mascote quanto o Brasil. Aqui eles são […]

Poucos países têm uma cultura do futebol tão identificada com a simbologia do mascote quanto o Brasil. Aqui eles são sagrados, tanto quanto escudo, hino ou bandeira dos clubes. Pois o cartunista Amorim resolveu fazer um trabalho inédito: redesenhar os mascotes de todos os times do país. Ao todo, já foram 350.

O projeto teve largada no início do ano. A maior dificuldade é obter informações sobre clubes pra lá de alternativos como Quissanã-RJ, Cerâmica-RS, Nauas-AC e Urso-MS. “Muitos times, apesar da tradição, não têm presença significativa na internet”, conta o carioca Amorim, de 47 anos, que produz charges, cartuns, ilustrações e quadrinhos para diversos jornais e editoras há 30 anos.

Máquina de costura e sapato: mascotes mais esquisitos dentre os 350 redesenhados pelo cartunista

Alguns mascotes são bem curiosos, como o do Novo Hamburgo-RS, um sapato, e o do Ypiranga-PE, uma máquina de costura – símbolos da indústria da região. “Sempre curti esse lance de tentar saber porquê um determinado time tem associado aquela personagem”, relata o cartunista, fã dos mascotes animais.

O trabalho é divulgado em seu site, o Amorim Cartoons. Divididos por estados, estão lá todos os mascotes, além de outras ilustrações de Amorim. “Sempre recebo bom retorno do pessoal que, acho eu, tem curtido nosso trabalho”, comenta o torcedor do Fluminense.

Sempre curti esse lance de tentar saber porquê um determinado time tem associado aquela personagem”. Amorim, cartunista carioca, de 47 anos.

Se 350 parece um número grande de mascotes, Amorim planeja muito mais. “No Brasil existem 5 mil e tantos municípios, e cada município tem pelo menos um time, então faça as contas…” Pelo visto, haja lápis pra tanto mascote!

Veja os novos mascotes criados por Amorim:
www.amorimcartoons.com.br/mascote.htm

Mascotes dos 20 times da Série A de 2012:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: