Deu a louca

Grupo mantém viva a paixão pelo game Championship Manager 03/04

Jogo que deu origem ao Football Manager é uma febre entre os integrantes da Confraria dos Managers

Os amigos ainda jogam o Championship Manager da temporada 2003/04 (Foto: Reprodução)
Os amigos ainda jogam o Championship Manager da temporada 2003/04 (Foto: Reprodução)

Por Yuri Melo

Championship Manager foi um fenômeno na virada do século. Para quem sonhava em gerenciar uma equipe e aprender mais sobre tática, o game era diversão pura. Com o divórcio entre as empresas produtoras – Eidos e Sega –, e o consequente surgimento do Football Manager, em 2004, o jogo de estratégia perdeu espaço para o novo rival, até desaparecer em 2011.

Mas a paixão pelo CM, como ficou conhecido, não sumiu – pelo menos entre um grupo de amigos.

Confraria dos Managers

Ao buscar conteúdos para jogar o saudoso Championship Manager, Rodrigo Rocha decidiu criar a Confraria dos Managers, para manter o legado do game, em 2018. “A escolha do nome do grupo foi por ter as iniciais do jogo”, explica o jogador, morador do Rio de Janeiro.

O grupo se dedica a jogar a edição 03/04 do CM, considerada por eles a mais divertida.

Cada participante da confraria comanda uma equipe dentro de três divisões – Séries A, B e C, que contam com promoção e rebaixamento. Uma copa eliminatória também é disputada, a Copa da Confraria. Há ainda a Supercopa da Confraria, além da Conferência, que dá acesso à Série C.

Jeitinho interessante

Como o jogo não contava com conexão à internet na época, as partidas da confraria são realizadas de forma online, humano contra humano, através de servidores. Cada jogador enfrenta seu adversário e um print da partida é enviado para a organização para ser validado. De duelo em duelo, as temporadas vão correndo.

Até o momento desta entrevista, 32 “managers” participam da confraria e das disputas. Para entrar na confraria é simples, basta fazer contato com a equipe pelas redes sociais. O novo participante é adicionado a um grupo de Whatsapp e recebe as orientações sobre a sistemática dos campeonatos.

“A administração é dividida entre cinco pessoas. Eu fico no regulamento, Ramiro no financeiro, Ari nas estatísticas, Gringo na edição e Junior no SAC (reclamações, sugestões e etc)”, indica Rodrigo, militar do Exército de 40 anos.

Até o momento desta entrevista, 32 "managers" participam da confraria (Foto: Reprodução)
Até o momento desta entrevista, 32 “managers” participam da confraria (Foto: Reprodução)

O melhor já feito

O Championship Manager, game que evoluiu de jogos mais simples como Elifoot e Brasfoot e sedimentou terreno para o gigante Football Manager, se manterá firme, se depender de Rodrigo e seus amigos.

E a resposta dele diante do motivo de escolher justo a edição 03/04 explica bem o tamanho desse amor: “Porque é o melhor jogo manager já criado na história”.

Serviço:

Confraria dos Managers

Site | Instagram | Facebook | Youtube


> Esta reportagem, produzida por Yuri Melo, contou com supervisão de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol. Perfis de Yuri: Instagram | Facebook | Twitter.


Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: