Você sabia? Highbury virou um condomínio residencial usando suas arquibancadas
O Highbury Square é um complexo de 655 apartamentos construído no lugar do Highbury

O Arsenal Stadium, mais conhecido como Highbury, ficou pequeno para o Arsenal no fim do século 20. A capacidade de 38 mil lugares não fazia mais jus à procura do público. Sem sucesso na tentativa de assumir Wembley e sem espaço para ampliar seu estádio, o clube decidiu construir uma nova casa nas proximidades – o futuro Emirates Stadium, com 60 mil lugares. Highbury poderia ter sido simplesmente demolido, mas o projeto dos Gunners aliou faturar alto preservando sua memória.
Em maio de 2006, o Arsenal se despediu do estádio que usou desde 1913, quando havia se mudado do sudeste para o norte de Londres. Dois meses depois, em julho, o clube inaugurou o Emirates, a meio quilômetro de distância. Em agosto, eram iniciadas as obras do Highbury Square – um complexo residencial de luxo aproveitando parte da estrutura do Highbury. Foi um projeto revolucionário.

- Leia também:
-
Turismo
Um guia de turismo com todos os estádios de futebol de Londres
TurismoSaiba os horários de funcionamento do tour, do museu e da loja do Chelsea
Papo sérioCrystal Palace > Arsenal + Chelsea
Deu a loucaFã já foi a 13 estádios de Londres num dia
Como é o condomínio
O condomínio possui 655 apartamentos de um, dois, três ou quatro quartos, com direito a cobertura no andar mais alto. As fachadas com estilo Art Deco das arquibancadas leste e oeste foram mantidas, com seu interior adaptado na construção dos apartamentos. As residências estão voltadas para um jardim que ocupa o antigo gramado de 100 x 67 metros, onde foram mantidas as cinzas de 500 torcedores que estavam ali depositadas. O túnel para o campo também seguiu intacto.
O preço dos apartamentos variava de 250 mil a 1,1 milhão de libras (entre R$ 1,2 milhão e R$ 5,2 milhões), mas isso não impediu que todos eles fosse vendidos em apenas seis meses, antes mesmo do início das obras. Três anos depois, em 2009, o complexo foi inaugurado, com endereço na Avenell Road.
O Highbury tinha capacidade de 38 mil lugares ao ser desativado (Foto: Divulgação) Torcedores de sorte
O lançamento do condomínio contou com a presença do então técnico Arsene Wenger, que teve a honra do discurso no corte das fitas: “Highbury foi um estádio muito especial, e me sinto orgulhoso de ter sido parte de sua história. A equipe deste projeto fez um trabalho incrível ao manter as características do estádio. As pessoas que morarão aqui são muito sortudas”. Especialmente os torcedores do Arsenal.
As fachadas de duas arquibancadas foram preservadas (Foto: Reprodução) O gramado do Highbury deu lugar ao jardim do condomínio (Foto: Reprodução) Desenho mostra como as arquibancadas foram aproveitadas (Foto: Divulgação) Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público na história da Copa do Brasil (1989 a 2024)
-
2
Colecionador tem acervo maravilhoso de camisas de times do Distrito Federal
-
3
O campo torto do Recife que a comunidade preferiu que seguisse torto
-
4
Este foi o ranking de público na 1ª fase da Copa do Mundo de Clubes 2025
-
5
Cangayceiros: Documentário sobre time LGBTQIA+ cearense tem exibição gratuita em Fortaleza
-
6
Camisas da marca paulista Junpe são atração da temporada 2025
-
7
O ranking de público do Campeonato Inglês neste século (2000/2001 a 2024/2025)
-
8
O ranking de público do Campeonato Italiano neste século (2000/2001 a 2024/2025)
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário