Goytacaz-Tonico-Pereira-chamada

O ator Tonico Pereira é torcedor do Goytacaz, de Campos dos Goytacazes-RJ (Fotos: Divulgação)

O maior ídolo do Goytacaz, clube de Campos dos Goytacazes (RJ), não é – nem foi – um jogador. O time já contou com dois campeões do mundo em início de carreira, Didi e Amarildo. Mas é um ator a figura mais respeitada pela torcida alvianil: Tonico Pereira, o Mendonça de A Grande Família.

O seriado da TV Globo serviu para popularizar nacionalmente a relação do ator com o clube, apontado como dono da sexta maior torcida do futebol carioca, depois dos quatro grandes e do América. Na cidade-natal, todo mundo já sabia faz tempo que Tonico, atualmente com 64 anos, é um fanático torcedor do Goyta.

Goytacaz-Tonico-Pereira

Tonico dá nome a setor do estádio Aryzão

Mesmo a residência no Rio de Janeiro não afastou Tonico dos jogos do Goytacaz. Ele está sempre presente. “Às vezes me olham na dúvida se sou eu mesmo”, diverte-se o ator. O reconhecimento disso veio por parte da diretoria do clube, que batizou setor do estádio Ary de Oliveira e Souza como Arquibancada Popular Tonico Pereira.

Ary foi tio-avô do torcedor. A paixão pelo time veio na infância, quando morava em Campos. A maior alegria foi quando viu, aos 10 anos, a seleção brasileira ser campeã do mundo, em 1958, com um ex-jogador do Goytacaz como líder. Didi, conterrâneo de Tonico, jogara no time entre 1945 e 1946.

Goytacaz-Tonico-Pereira-TV

Na sala da repartição pública, Mendonça, personagem de A Grande Família, mantém bandeira e flâmula do Goytacaz (Foto: Reprodução TV Globo)

Quatro anos depois, foi a vez de Amarildo, também natural de Campos e revelado no Goyta em 1956, levar o escudo do clube à conquista pela seleção. “Melhor ainda que o primeiro título, na Suécia, foi com o mesmo azul do Goytacaz”, ironiza o ator. Cor de camisa que serve pra provocar os rivais Americano e Rio Branco.

Aos 18 anos, Tonico se mudou para o Rio de Janeiro. Juvenil do Goyta, ele se inscreveu em teste no América, mas se encaminhou para o teatro. Nas artes, tinha mais talento para brilhar. Porém, o futebol não ficou longe do trabalho, especialmente no A Grande Família.

É um amor sofrido, mas correspondido”. Tonico Pereira.

Mendonça, o personagem, também é torcedor do Goytacaz. Na sala da repartição pública, a bandeira marca presença. O sucesso do seriado garantiu mídia ao clube, afastado da elite do futebol carioca desde 1992. A contrapartida foi a série de homenagens da torcida azul e branca. Para ela, Tonico é uma espécie de “ídolo sem chuteiras”.

GoytacazPerfil

Nome: Goytacaz Futebol Clube
Fundação: 20/8/1912
Estádio: Ary de Oliveira e Souza (próprio), de 15 mil lugares
Cidade: Campos dos Goytacazes (RJ)
Competição: 2ª Divisão do Campeonato Carioca
Títulos: 2ª Divisão do Carioca (1982), 3ª Divisão do Carioca (2011) e vice-campeão da Série B do Brasileiro (1985)
Site: www.goytacaz.com.br

Tonico Pereira fala sobre a paixão pelo Goytacaz:

Discurso emocionado de Tonico Pereira: