Deu a louca

Fã coleciona camisas de times do Tocantins

O acervo é significativo. São 71 camisas de 37 clubes do estado, sendo seis amadores

Ismael Carlos de Oliveira Paula foca em camisas do futebol tocantinense (Foto: Acervo pessoal)
Ismael Carlos de Oliveira Paula foca em camisas do futebol tocantinense (Foto: Acervo pessoal)

Mais jovem campeonato estadual do Brasil, o Tocantinense recebe pouquíssima atenção nacional. No ranking da CBF, a federação é a 4ª mais fraca dentre as 27 do país. Isso torna a coleção de Ismael Carlos de Oliveira Paula, de 27 anos, bem alternativa. Seu foco são camisas de times do Tocantins, onde mora desde a infância.

O acervo é significativo. São 71 camisas de 37 clubes, sendo 31 ativos e inativos e seis amadores. Faltam no guarda-roupa União de Palmas, da 2ª divisão, e três times inativos. “A coleção não é a maior do Tocantins, mas deve ser a maior do futebol tocantinense”, arrisca Ismael, morador de Lavandeira.

Tudo começou em 2012, com camisa do Cerrado, de Paraíso. Para ele, a maior relíquia é uma blusa do Araguainense, campeão estadual que acabou extinto. Incluindo times desativados, restam cerca de 10 a encontrar. “Somente Palmas e Interporto vendem em loja, então é preciso fazer muitos contatos”, situa.

Por ter sido criado em 1988, o Tocantins só passou a ter estadual em 1993. Os clubes ainda não ostentam tanta tradição quanto em outros estados. E nem representatividade nacional – em 2014, houve uma vaga na Série D e na Copa do Brasil, do Interporto, de Porto Nacional. “O Araguaína já esteve na Série C, mas para chegar mais alto é preciso mudar muita coisa”.

Torcedor forasteiro

Nascido em Brasília, o servidor público não torce por clubes tocantinenses. Seu coração bate mais forte pelo Cruzeiro. No Tocantins desde os 2 anos, hoje ele tem preferência por Palmas e Gurupi. “Se algum time daqui joga com outro que não seja o Cruzeiro, torço para o representante do estado”, indica. Afinal, é bom abraçar o local onde vive.

“Somente Palmas e Interporto vendem camisas em loja, então é preciso fazer muitos contatos”. (Ismael Carlos de Oliveira Paula)

Veja as camisas da coleção:

(*) Números da coleção atualizados em 24/10/2016.

Leia também:

50-estadios-mais-legais-que-arenas-da-copa-do-mundo
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/50-estadios-mais-legais-que-as-arenas-da-copa


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: