Viagem no tempo

Chegou o dia da vingança de Wimbledon

Um dos duelos mais aguardados da história recente do futebol inglês finalmente vai acontecer. O jogo entre AFC Wimbledon e […]

Torcida do AFC Wimbledon se manifesta contra Milton Keynes Dons, que sucedeu Wimbledon FC

Um dos duelos mais aguardados da história recente do futebol inglês finalmente vai acontecer. O jogo entre AFC Wimbledon e Milton Keynes Dons, clube formado do extinto Wimbledon FC, está marcado para o dia 2 de dezembro, pela Copa da Inglaterra. Carregado de simbologia, o encontro atrairá a atenção do país, mesmo reunindo times da 4ª e da 3ª divisões, respectivamente.

Para entender as circunstâncias desse jogo histórico, é preciso voltar no tempo a 2002. Como poucos países no mundo, os clubes ingleses têm forte ligação com sua comunidade. Por isso foi chocante quando a direção do Wimbledon FC renegou 113 anos de tradição e decidiu mudar-se do distrito de Wimbledon, na Grande Londres, para Milton Keynes, na região de Buckingham, a 90 km.

MK Stadium, do Milton Keynes Dons

Para herdar o lugar do Wimbledon FC na 3ª divisão, o novo clube teve de trocar de nome e deixar pra trás toda sua história – era a ordem da Federação Inglesa de Futebol. O Milton Keynes Dons ameaçou permanecer com os troféus do antigo time, como o da Copa da Inglaterra de 1988. Mas após pressão da Federação de Torcedores de Futebol, voltou atrás evitando que fosse alvo de boicote.

Insatisfeitos com a mudança de sede e de nome, torcedores do Wimbledon FC se uniram e fundaram o AFC Wimbledon, apenas seis semanas depois. A nova equipe, com as mesmas cores da antiga, estreou ainda em 2002 na 9ª divisão, passando a ter mando de campo no Kingsmeadow, estádio de 4.850 lugares compartilhado com o Kingstonian. A escalada divisões acima foi sem precedente.

AFC Wimbledon joga no Kingsmeadow

Em nove temporadas, o AFC Wimbledon obteve três títulos e cinco acessos, tornando-se o primeiro clube fundado neste século a chegar à 4ª divisão. Apoiado pelos torcedores fieis à comunidade, o time conseguiu a ascensão mais rápida da história do futebol da Inglaterra. Enquanto isso, o Milton Keynes, o odiado adversário, sempre oscilou entre 4ª e 3ª divisões, onde está atualmente.

O AFC Wimbledon ainda não alcançou a mesma divisão do rival, mas o gostinho poderá ser sentido nesta temporada, com o esperado encontro pela Copa da Inglaterra. O torneio começou em agosto com 758 clubes, sobraram em novembro 84. Porém, a equipe precisará superar o favoritismo do lado contrário.

Wimbledon FC, MK Dons e AFC Wimbledon

Ameaçado de rebaixamento na 4ª divisão, o AFC Wimbledon enfrentará um dos líderes da 3ª divisão, disputa que conta com times tradicionalíssimos como Sheffield United, Notts County e Preston North End. De quebra, o jogo único será no MK Stadium, de 32 mil lugares. Se houver empate, aí sim o duelo decisivo será no Kingsmeadow.

Se o AFC Wimbledon fizer frente ao Milton Keynes, seus torcedores poderão olhar pra trás e dizer que, dez anos depois, a luta em nome de suas raízes valeu a pena. E se eles vencerem o time de seus antigos dirigentes, o futebol ganhará uma incrível história para contar.

Perfil dos clubes

Association Football Club Wimbledon

Fundação: 27/5/2002
Estádio: Kingsmeadow, em Kingston upon Thames, na Grande Londres, de 4.850 lugares (sua sede fica em Wimbledon, distrito de Londres)
Divisão: 4ª (em 25/11/2012, é o 22º de 24 participantes)
Títulos: 9ª divisão de 2003/2004, 8ª divisão de 2004/2005 e 6ª divisão de 2008/2009
Site: www.afcwimbledon.co.uk

Milton Keynes Dons Football Club

Fundação: 21/6/2004
Estádio: MK Stadium, em Milton Keynes, de 32 mil lugares
Divisão: 3ª (em 25/11/2012, é o 2º de 24 participantes)
Títulos: 4ª divisão de 2007/2008
Site: www.mkdons.com

História da formação de AFC Wimbledon e Milton Keynes Dons:

Saiba mais sobre a história dessa cisão:

Reportagem sobre a confirmação do aguardado duelo:

Jogo do AFC Wimbledon pela Copa da Inglaterra:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: