Leaderboard - KTO

Jogo lúdico

Coincidência entre times do Brasil e da NBA

O universo do futebol do Brasil e do basquete dos Estados Unidos é completamente diferente. Por isso impressiona que existam […]

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol

O universo do futebol do Brasil e do basquete dos Estados Unidos é completamente diferente. Por isso impressiona que existam tantas semelhanças entre times brasileiros e franquias da NBA.

Reportagem do Terra já mostrou essas coincidências. O texto está desatualizado em alguns casos (Loco Abreu ainda jogava no Botafogo e Montillo estava no Cruzeiro), mas é muito bem fundamentado em feitos do passado e características do presente de cada clube. Confira abaixo.

Times brasileiros x Franquias da NBA

NBA-Fluminense
Fluminense e Dallas Mavericks

Campeões recentes, Fluminense e Dallas Mavericks se assemelham pelo investimento pesado de um torcedor apaixonado. A franquia americana tem uma das folhas salariais das mais altas da liga, custeada pelo milionário Mark Cuban. O Flu contrata jogadores caros a atacado graças a Celso Barros, dono da Unimed.

NBA-Flamengo
Flamengo e NY Knicks
Donos das maiores torcidas de seus países, Flamengo e New York Knicks pagam o preço por suas popularidades. Qualquer sinal de fumaça já se transforma em crise e agita o ambiente. Atrás de melhores resultados, ambos investiram pesado em contratações de peso, mas ainda têm números aquém do esperado.

NBA-Botafogo
Botafogo e Minessota Timberwolves
O Minessota não tem o passado de glórias botafoguenses, mas ambos têm estrangeiros sensações em busca de um grande e aguardado título. Ricky Rubio e Loco Abreu comandam as esperanças das duas equipes que não constam entre os favoritos da atual temporada.

NBA-Vasco
Vasco e Chicago Bulls
Papa-títulos da década de 90, Vasco e Chicago Bulls passaram por turbulências após o período de conquistas. Os Bulls, sem Michael Jordan e Scottie Pippen, e os vascaínos, sem Edmundo e Romário, penaram por muito tempo. Recuperados, ambos dão sinais de que vão brigar por grandes objetivos novamente.

NBA-Corinthians
Corinthians e LA Lakers
Times que sempre estão na moda, Corinthians e Los Angeles Lakers precisaram superar grandes jejuns de títulos nos anos 70 e tiveram os ídolos mais emblemáticos na década seguinte, com Sócrates e Magic Johnson. As duas equipes voltaram a brilhar novamente com a proximidade do novo século e costumam ter celebridades na plateia de seus jogos.

NBA-Santos
Santos e Boston Celtics
Donos de um passado de glórias, Santos e Boston Celtics tiveram turbulências e resultados fracos nos anos 90, mas hoje são fortes e disputam títulos nos torneios que participam. Ambos também tiveram pratas da casa, Neymar e Paul Pierce, como protagonistas em suas conquistas. Com investimento alto, voltaram também a contratar jogadores caros.

NBA-Sao-Paulo
São Paulo e San Antonio Spurs
Com um jogo eficiente e de força, São Paulo e San Antonio Spurs dominaram o Campeonato Brasileiro e a NBA em um passado recente. Ainda escorados em seus maiores ídolos, Rogério Ceni e Tim Duncan, buscam se reorganizar para voltar à disputa dos grandes títulos.

NBA-Palmeiras
Palmeiras e Orlando Magic
O passado dos dois times é bastante diferente, mas Palmeiras e Orlando Magic se assemelham por terem sido sensações de seus países nos anos 90. Na mesma época em que os palmeirenses encantaram com Rivaldo, Djalminha e Müller, o Magic fez bonito e teve seu maior momento com a dupla Penny Hardaway-Shaquille O’Neal. Em 2009, ambos chegaram muito perto, mas perderam os títulos nacionais bem perto do fim.

NBA-Gremio
Grêmio e Houston Rockets
Com equipes bastante competitivas que tinham grandalhões decisivos, Jardel e Hakeem Olajuwon, Grêmio e Houston Rockets venceram títulos importantes nos meados dos anos 90. Com as glórias, ambos voltaram a brilhar após mais de uma década distante do topo. Atualmente, tentam renascer mais uma vez.

NBA-Internacional
Internacional e Miami Heat
Depois de campanhas decepcionantes na década de 90, Internacional e Miami Heat se reorganizaram para brigar por títulos novamente e contam com investimentos altíssimos e fora de seus padrões históricos na luta por um espaço no topo. A maior glória de ambos veio em 2006: o Inter foi campeão mundial e o Heat ganhou a NBA pela primeira vez.

NBA-Atletico-MG
Atlético-MG e Philadelphia Sixers
Ambos tiveram equipes fortíssimas em um período histórico semelhante, entre o fim dos anos 70 e início da década 80. Anos depois, ainda voltaram a decidir o campeonato, mas não levaram taças importantes e aumentaram seu baixo aproveitamento em decisões.

NBA-Cruzeiro
Cruzeiro e Creveland Cavaliers
Depois de brigar por títulos importantes nos últimos anos, Cruzeiro e Cleveland Cavaliers tentam ser fortes novamentes, mas têm elencos bastante modestos e criticados por seus torcedores. Montillo nesse momento parece ser o LeBron James de dois anos atrás e vê grandes clubes brigarem por seus serviços.

NBA-Sao-Caetano
São Caetano e New Jersey Nets
Vizinhos de duas grandes metrópoloes, São Caetano e New Jersey Nets surpreenderam suas ligas nacionais em períodos similares. Os Nets, liderados por Jason Kidd, foram bicampeões da Conferência Leste em 2002-03, mas perderam as grandes finais. No mesmo período, o São Caetano chegou à decisão da Copa Libertadores no auge de sua trajetória surpreendente e acabou derrotado pelos paraguaios do Olímpia.

NBA-Portuguesa-Santista
Portuguesa Santista e LA Clippers
Primo pobre de Santos, a Portuguesa Santista vive situação comum a do Los Angeles Clippers, sempre à sombra do rival Los Angeles Lakers, e não registra conquistas de relevo em sua história. Famoso saco de pancadas da NBA, os Clippers ao menos esboçam reação com o time atualmente comandado por Chris Paul.

NBA-Guarani
Guarani e Portland Trail Blazers
Ambos conquistaram seus únicos títulos nacionais, respectivamente, em 1977 e 1978. Os Blazers buscaram os maiores nomes de sua história no draft, a categoria de base da NBA. Foi assim que Clyde Drexler e Lenny Wilkens, nos Blazers, e com Careca, Amaral, Luizão e Amoroso, no Guarani.

NBA-Portuguesa
Portuguesa e Golden State Warriors
Apesar de estarem em cidades numerosas e terem a simpatia da média geral, não conseguem deixar a condição de coadjuvante nos campeonatos que disputam.

NBA-Barueri
Grêmio Barueri e New Orleans Hornets
Mudar de cidade é mais comum da NBA que do futebol, mas a mudança de Charlotte para New Orleans marcou uma das franquias mais populares da liga americana. A história se confunde com a do Grêmio Barueri, que partiu para Prudente e depois voltou para a cidade de origem.

NBA-Guaratingueta
Guaratinguetá e Oklahoma City Thunder
O espírito itinerante é muito mais bem aceito no basquete que no futebol. A origem do caçula Oklahoma City Thunder tem a ver com o fim do Seattle Supersonics em 2008 e faz dessa uma franquia de espírito transitório. A situação é semelhante ao Guaratinguetá: fundado em 2000, se mudou para Americana em 2011 e incorporou o nome da cidade paulista.

NBA-Bahia
Bahia e Detroit Pistons
Seus melhores momentos foram na mesma época: quando o Bahia era um dos principais times do Brasil e foi até campeão nacional, o Detroit Pistons dominava a NBA com seu time de bad boys que marcou a história do basquete americano.

NBA-Vitoria
Vitória e Phoenix Suns
Ambos flertaram com o maior título de suas histórias em 1993, mas caíram contra times que tinham domínio tremendo da liga naquele momento: Palmeiras e Chicago Bulls. Historicamente, costumam lançar jovens que se afirmam, casos de Steve Nash, Shawn Marion e Amare Stoudemire, nos Suns, e de Dida, Vampeta e David Luiz, na equipe baiana. Hoje, se ancoram em um armador experiente para tentar renascer.

NBA-Atletico-PR
Atlético-PR e Sacramento Kings
Mesmo sem tradição de brigar por grandes títulos no passado, Atlético-PR e Sacramento Kings se tornaram fortes concorrentes às conquistas em suas ligas no fim da última década. Passado o período de grande desempenho, hoje amargam crises de resultados. Enquanto os atleticanos caíram em 2011, os Kings só resistem porque não há descenso na NBA.

NBA-Coritiba
Coritiba e Atlanta Hawks
Coritiba e Atlanta Hawks se coincidem por ótimas temporadas nos últimos tempos. Campeão da Série B em 2010, a equipe paranaense terminou em sexto lugar no último Campeonato Brasileiro. Os Hawks acumulam derrotas nas semifinais da Conferência Leste por três temporadas consecutivas. A maior coincidência entre ambos é só uma conquista nacional: 1985 para o Coritiba e 1958 para o Atlanta.

NBA-Parana
Paraná Clube e Indiana Pacers
As origens peculiares explicam a associação curiosa. Os Pacers dominaram a extinta liga ABA com três títulos e dois vice-campeonatos em oito anos, o que ajudou a permitir o ingresso à NBA em 1976. O Paraná surge da fusão entre Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros em dezembro de 1989. Mesmo caçulas, ambos tiveram participações de impacto no início de suas atividades, mas hoje procuram a fórmula da vitória mais uma vez.

NBA-Sport
Sport e Milwaukee Bucks
Ambos possuem um caminhão de títulos em sua região: o Sport é o maior campeão pernambucano com 39 conquistas, enquanto o Milwaukee Bucks já venceu a Divisão Central em sete ocasiões, inferior apenas ao Detroit Pistons. Nas ligas nacionais, entretanto, também têm só um título cada (1971 para os Bucks e o polêmico 1987 do Sport).

NBA-Santa-Cruz
Santa Cruz e Utah Jazz
A fé incondicional de seus torcedores é a maior coincidência entre Santa Cruz e Utah Jazz, reconhecida pelo jornal New York Times como uma das mais fanáticas da NBA. Ao contrário do passado bonito, ambos estão muito distante dos melhores momentos pelo que fazem nos últimos anos. Jazz e Santa procuram novos ídolos do quilate de John Stockton, Karl Malone e Tará.

NBA-Nautico
Naútico e Toronto Raptors
Mesmo sendo equipes bem vistas, Toronto Raptors e Náutico costumam ser adversários que desgastam seus rivais nas ligas nacionais. Afastados geograficamente da maioria, são sinônimo de viagens longas e cansaço. A equipe pernambucana ainda tem a seu favor a força dos Aflitos.

NBA-Ceara
Ceará e Denver Nuggets
Os treinadores carismáticos e de trajetórias coincidentes explicam a associação entre Ceará e o Denver Nuggets. O clube brasileiro teve Dimas Filgueiras em seus quadros até bem pouco tempo e os Nuggets são dirigidos pelo mítico George Karl. Superar um câncer de próstata foi obstáculo que Dimas e Karl precisaram vencer para continuar na ativa e aumentar a empatia.

NBA-Goias
Goiás e Seattle Sonics
As semelhanças entre as duas equipes começam pela cor verde predominante e por campanhas muito acima da média nos anos 90. Os Sonics interromperam suas atividades em 2008, dando lugar ao Oklahoma Thunder, destino diferente ao do Goiás.

Confira o infográfico do Terra:
www.terra.com.br/esportes/infograficos/times-brasileiros-x-times-da-nba/

9 respostas para “Coincidência entre times do Brasil e da NBA”

  1. Nada ver o corinthians se parece mais com o miami heat pelo presente e por ser odiado por todos ja o santos se parece com os bulls por ter revelado jordan e pelé o são paulo o lakers pela historia de ser metidos e por ter rogerio ceni e kobe brynt fominhas e odiados pelos adversario e o celtics o palmeiras

  2. Outra coincidência: sou torcedor do Vasco e do Charlotte Bobcats. O Vasco foi comparado ao Chicago Bulls que foi o time do ídolo Michael Jordan que tem suas origens ligadas à Carolina do Norte, estado dos Bobcats.

  3. Muito bom, apesar de ser corinthiano e ao mesmo tempo torcedor do Miami Heat, mesmo assim gostei das semelhanças com o Internacional e com o grande e todo poderoso Los Angeles Lakers, legal a matéria!!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: