https://1xpartners.com/home/login

Dica cultural

Todas as camisas de goleiro do São Paulo

Essa diversidade de camisas 1 foi reunida pelo designer Thiago Pulzatto, do O Manto Tricolor

O designer Thiago Pulzatto listou 190 camisas de goleiro do São Paulo de 1930 a 2014 (Foto: O Manto Tricolor)
O designer Thiago Pulzatto listou 190 camisas de goleiro do São Paulo (Foto: O Manto Tricolor)

O São Paulo já teve cerca de 120 modelos diferentes da camisa titular em oito décadas e meia. A blusa de goleiro variou mais: foram quase 200. Nem sempre as cores foram o vermelho, preto e branco. Nem sempre o desenho teve as tradicionais faixas ou listras tricolores. Essa diversidade de camisas 1 foi reunida pelo designer Thiago Pulzatto, em nova etapa do projeto O Manto Tricolor.

Desta vez, o paulista fez a reprodução de 190 camisas de goleiro da história do clube de coração, de 1930 a 2014. Para isso, usou como fonte revistas antigas e arquivos de jornais, sites e colecionadores. “É certo que faltam camisas. Existem algumas só usadas em um jogo, e vale lembrar que o reserva pode vestir modelo diferente do titular”, aponta Thiago, aberto a acréscimos a partir de dicas de são-paulinos.

Esta é a 4ª etapa de seu projeto, que já listou as camisas brancas (122) e listradas (104), além do modelo 3 (seis). No total, já são 422 desenhos. A última fase foi, de longe, a mais complicada. “As camisas de goleiro mudam completamente entre si, diferentemente das de linha. A pesquisa foi mais difícil, e desenhar também”, indica.

Colecionador de camisas do São Paulo, Thiago não possui nenhuma de goleiro no guarda-roupa. Mas tem suas preferidas. “A utilizada por Rogério Ceni na final do Mundial de 2005, por exemplo. Camisa clássica preta com as listras hotizontais”, elege. Entre as mais feias, na sua opinião, a série de 2011 da Reebok.

> LEIA TAMBÉM

Dessa relação de 190 camisas, Rogério Ceni usou cerca de 130, considerando o período em que foi reserva de Zetti, a partir de 1992. Com tanta história no clube, não é à toa que algumas delas contenham número 10 invertido como 01, autógrafo e até mesmo caricatura do goleiro. Ele merece.

“As camisas de goleiro mudam completamente entre si, diferentemente das de linha. A pesquisa foi mais difícil, e desenhar também”. (Thiago Pulzatto)

Você conhece alguma camisa de goleiro fora da lista?
Escreva para thiago@bbshop.com.br

Blog O Manto Tricolor:
omantotricolor.wordpress.com


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: