Verminosos por futebol




Dica cultural

Documentário aborda atuação de mulheres na organização do futebol amador de São Paulo

“Mulheres do Progresso: Muito além da Várzea” enaltece a participação feminina na várzea

O documentário de 14 minutos foi lançado em fevereiro (Foto: Reprodução)
O documentário de 14 minutos foi lançado em fevereiro (Foto: Reprodução)

Sindy Rodrigues, de 27 anos, é vice-presidente do Esporte Clube Explosão, da Vila Joaniza, na zona sul de São Paulo. Mãe de cinco filhos, ela encara uma jornada tripla no comando do time que aprendeu a amar ao acompanhar o pai desde criança. Essa é uma das histórias do documentário “Mulheres do Progresso: Muito além da Várzea”, lançado em fevereiro deste ano.

O curta-metragem, de 14 minutos, conta o papel de quatro mulheres que dirigem times masculinos no futebol amador de São Paulo. Além de Sindy, são retratadas as trajetórias de Marcia Piemonte (do Inajar de Souza, da Brasilândia), Tianinha Santos (Ressaca da Vila Rubi, do Jardim Iporanga) e Sandra Aparecida Pereira (organizadora da Copa Pionner, conhecida como Champions League da Várzea).

“Quando a gente fala de futebol, já vem a imagem masculina. A gente nunca imagina que o diretor do time é uma mulher”, destaca a diretora Jamaikah Santarém.

Presidente, diretora, secretária, mesária… Independentemente da função, elas interferem diretamente nas comunidades onde vivem. “A várzea é um elo para que elas tenham uma atuação voltada a periferia”, acrescenta Jamaikah, em entrevista à Agência Brasil.

A produção do documentário é da Rede Doladodecá, que reconhece o papel do futebol de várzea como indutor econômico, cultural e de diversão e promove a realização de torneios anuais na periferia de São Paulo. Um teaser foi publicado na internet, e o filme será exibido nas quatro comunidades retratadas.

“Quando a gente fala de futebol, já vem a imagem masculina. A gente nunca imagina que o diretor do time é uma mulher”. (Jamaikah Santarém)

Veja o teaser:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: