Dica cultural

7 livros sobre futebol para ler durante a quarentena

É uma boa hora para comprar livros, pois diversas editoras estão reduzindo os preços na quarentena

Para quem é fã de leitura, nada é melhor para preencher a quarentena (Foto: Unsplash/Reprodução)
Para quem é fã de leitura, nada é melhor para preencher a quarentena (Foto: Unsplash)

Por Sérgio Sá

O isolamento social é a oportunidade perfeita para colocar a leitura em dia, e nada melhor do que fazer isso lendo sobre futebol. Além disso, também é uma boa hora para comprar livros, pois números do portal ReviewBox indicam que diversas editoras estão reduzindo os preços para incentivar o consumo durante a quarentena. Para te ajudar, preparamos uma lista com sete livros que abordam o esporte de variadas maneiras.

Anatomia de uma derrota – Paulo Perdigão

“Anatomia de uma derrota” foi lançado em 1985 e apresenta um retrato do que foi a final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã. O que faz desse livro especial é que ele não se limita aos detalhes da competição: consegue trazer um panorama do sentimento geral de toda uma nação após uma tragédia futebolística.

Futebol e Guerra – Andy Dougan

O Dinamo de Kiev era considerado um dos melhores times da Europa antes da 2ª Guerra Mundial. Esse livro narra de maneira emocionante como todo o time foi um elemento importantíssimo de resistência contra o Nazismo. Um livro essencial para perceber como o futebol pode constituir uma linha muito tênue com questões sociais e políticas.

Glória Roubada – Edgardo Martolio

“Glória Roubada” trata de um tema muito conhecido e abordado em outras produções, mas com reconstituições documentais profundas: a influência de diversas ditaduras no futebol, com foco especial nas Copas do Mundo. Outra leitura essencial para entender como o esporte e poder se relacionam.

Futebol ao Sol e à Sombra – Eduardo Galeano

Entre os mais clássicos livros sobre futebol, este não poderia ficar de fora. Um dos maiores escritores da América Latina traz textos emocionantes, tratando o futebol de maneira romântica e mágica. Assim, qualquer apaixonado pelo esporte se identifica facilmente com Eduardo Galeano e sua narrativa.

Futebol no país da música – Beto Xavier

Dica especial para os que também têm a música como paixão. Neste livro, o jornalista Beto Xavier mostra, através de entrevistas, imagens e documentos históricos, como o futebol e a música já nasceram interligados no Brasil, e também como essa relação foi ficando cada vez mais próxima.

Febre de bola – Nick Hornby

Nick Hornby é um dos escritores de ficção mais aclamados da Europa, por conta de sua narrativa cinematográfica e envolvente. Neste livro, o autor biografa o amor pelo seu clube do coração, o Arsenal, associando os acontecimentos do futebol aos de sua vida pessoal, coisa que quase todo fã de futebol faz e que Hornby conseguiu transformar em uma bela história.

Uma bola no pé e uma ideia na cabeça – Arthur Ferreira, André Martins e Robert Segal

O livro, publicado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trata o futebol de um ponto de vista das ciências sociais e humanas. Para isso, dezesseis autores analisam o esporte através da antropologia, filosofia, psicologia e dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade. Uma ótima prova de como o futebol é um objeto de estudo privilegiado.

Bônus

Além dos livros que citamos, vale a pena ressaltar que a Revista Relvado, publicação independente focada em futebol, liberou parte de seu acervo digital gratuitamente durante a quarentena. São dez edições com matérias interessantíssimas e ótimas histórias sobre o esporte.

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: