Verminosos por futebol




Deu no jornal

Ão, ão, ão, Chico Pezão é seleção!

O boneco do programa Nas Garras da Patrulha foi inspirado no atacante Clodoaldo

Garras-da-Patrulha-Chico-Pezao
Chico Pezão é um dos personagens do Nas Garras da Patrulha, da TV Diário (Fotos: Divulgação)

“Ão, ão, ão, Chico Pezão é seleção”. Quem é cearense ou mora no Ceará possivelmente conhece esse refrão. Ele faz parte da vinheta de um dos personagens mais famosos do programa Nas Garras da Patrulha, da TV Diário, emissora de Fortaleza. Uma curiosidade que muitos desconfiam: o boneco foi inspirado no atacante Clodoaldo, veterano ex-Fortaleza e Ceará e atualmente no Goytacaz-RJ.

O Verminosos por Futebol conversou com Cícero Paulo, redator do programa que desde 2000 é um dos sucessos da emissora cearense. Humorístico que usa bonecos de mamulengo, o Nas Garras da Patrulha viu a chegada de Chico Pezão em 2005, ainda no auge do Capetinha no Fortaleza. “Observando o jeito que Clodoaldo falava, sempre dizendo a mesma coisa, resolvemos imitá-lo”, relembra.

O jogador levou a brincadeira numa boa, conta Cícero. “Clodoaldo é amigo do Cléber Fernandes (que faz as vozes no programa). Ele achou a homenagem bem legal”, diverte-se. Chico Pezão é a estrela do Mulambo Futebol Clube, que disputa a fictícia 5ª divisão do Campeonato Cearense. Seus jogos são no estádio Francisco José Cunha, o Cunhão.

“É, com certeza, o professor Das Chagas conversou com a gente nos vestiários, e disse que a equipe voltasse para o segundo tempo imbuída de reverter esse resultado, pra conquistar os três pontos e dar alegria a essa torcida maravilhosa”. (Chico Pezão, no discurso padrão)

Ao lado de Chico Pezão, outros dois personagens também foram inspirados em figuras reais. O repórter, como é óbvio para quem é cearense e costuma ouvir rádio esportivo, imita os trejeitos de Ibernon Monteiro, da Rádio Verdes Mares. E o técnico Das Chagas, do Mulambo, é uma menção ao dirigente do futebol de subúrbio de Fortaleza que já teve passagem pelo Terra e Mar, clube pequeno da 3ª divisão estadual.

Chico Pezão é um jogador burro que cumpre as instruções do treinador ao pé da letra. Por exemplo, se Das Chagas orienta o jogador a afunilar, ele entra em campo com um funil. Em cerca de 3 mil programas, a estrela do Mulambo participou de 500. “A gente recebe muitas piadas de telespectadores”, constata Cícero.

Nas Garras da Patrulha sempre fez campanha pela convocação do boneco para a seleção brasileira. “Com esse nível aí, já tá mais do que na hora”, provoca Cícero. Se Chico Pezão não é bom de bola, pelo menos como mascote ele não seria tão fuleiro quanto o Fuleco.

Equipe do Nas Garras da Patrulha:
Redator: Cícero Paulo – Diretora: Mariana Carvalho – Vozes: Cléber Fernandes, Ery Soares, Will Ferrari e Djacir Oliveira – Manipulação dos bonecos: Circo Tupiniquim

Canal do Nas Garras da Patrulha no site da TV Diário:
garras.tvdiario.tv.br

Por que Chico Pezão não foi convocado:

Chico Pezão concorre a mascote de Fortaleza na Copa de 2014:

Chico Pezão é encontrado embriagado:

Chico Pezão entra em campo com funil:

Chico Pezão nos vestiários:

Chico Pezão entra no túnel durante o jogo:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: