Verminosos por futebol




Deu a louca

Torcedor tem museu particular do Benfica

O “Meu Museu Maia SLB” ocupa 55m², tamanho de um apartamento pequeno

Museu-Benfica-Pedro-Maia-destaque
Pedro Maia possui cerca de 1.900 artigos do Benfica (Fotos: Acervo pessoal)

É difícil não ficar boquiaberto com as imagens a seguir. Até parece a sede do Benfica, clube de Lisboa. Mas, acredite, é a casa de um torcedor, o português Pedro Maia, de 34 anos. Fanático benfiquista, ele é dono de um incrível museu particular. Possivelmente uma das maiores coleções de um só time no futebol mundial.

O “Meu Museu Maia SLB” (sigla de Sport Lisboa e Benfica) ocupa 55m², tamanho de um apartamento pequeno. Em 2007, o operário têxtil reservou dois cômodos de sua casa para expor os artigos que guardava desde a infância. Rapidamente o espaço estava tomado – até o teto! “Na última vez que contei, já passava de 1.900 artigos”, conta Pedro, que mora em Gandra, cidade a 330 km de Lisboa.

No salão encarnado existem 90 camisas, 400 quadros, 400 cachecóis, 120 livros, 100 revistas, 12 bolas e 60 flâmulas, além de canetas, porta-chaves, copos, canecas, garrafas, bonés, CDs, DVDs, fitas VHS, medalhas, pins, moedas, bandeiras, pôsteres, telefone celular e réplicas de taças. Pensa que acabou?

Em destaque, uma bicicleta e até moto do time. Do antigo estádio da Luz, reinaugurado em 2003, Pedro conseguiu parte do gramado e uma cadeira. “É fácil alguém me dar presentes, basta ser alguma coisa do Benfica. O problema é que mesmo a minha esposa às vezes não sabe o que já possuo”, ri. “Mas basta eu olhar que já sei se tenho”, garante.

“É fácil alguém me dar presentes, basta ser alguma coisa do Benfica”. (Pedro Maia)

Esse acervo numeroso é avaliado pelo colecionador em cerca de 20 mil euros (cerca de R$ 60 mil), já incluindo os gastos na reforma do salão. Por isso, Pedro cuidou de fazer um seguro para o espaço. “Não há dinheiro que pague o meu amor pelo Benfica. Todas as peças têm um grande valor sentimental”, pontua.

Sua fama se espalhou entre a torcida encarnada. Tanto que o museu particular sempre recebe visitantes, inclusive personalidades. Dentre elas, já estiveram lá os ex-jogadores da equipe Hernani, Chico Faria e Fabio Faria, o técnico Luis Campos (ex-auxiliar de José Mourinho no Real Madrid) e o presidente do município, o equivalente a prefeito no Brasil.

Museu-Benfica-Pedro-Maia-moto
Museu de Pedro Maia conta com grama e cadeira do antigo estádio da Luz, do Benfica. Mas o destaque fica por conta dessa moto temática (Foto: Acervo pessoal)

“É bom sentir que todos ficam de boca aberta quando entram no salão e dão de cara com tudo isto. É bom ouvir parabéns, até mesmo de adeptos de outros clubes”, confidencia Pedro, que vende aos visitantes um cachecol personalizado do museu, a 5 euros (R$ 15). “Esse dinheiro ajuda a comprar mais coisas”.

A família também abraçou a busca por novas peças. A esposa, Liliana, é outra benfiquista. A filha, Carolina, de 2 anos, já possuía cartão de sócia aos 3 dias de nascida. “Minha esposa me ajuda com ideias, com novos artigos e, acima de tudo, com o mais importante, dinheiro. É preciso fazer um grande esforço para poder arranjar orçamento”, relata.

Com tanto aconchego em casa, dá até preguiça de viajar a Lisboa para assistir aos jogos no estádio da Luz. Ainda mais porque na parede do museu está um projetor gigante. “Já tive carnê anual de jogos duas vezes, mas é muito caro”, justifica Pedro. “Então fico no meu mini-estádio da Luz”.

Time com 14 milhões de outros apaixonados, muitos deles nas ex-colônias portuguesas, o Benfica é o clube com mais sócios no futebol mundial: cerca de 235 mil (3,5 vezes a capacidade do estádio da Luz). Mesmo esse número impressionante parece pouco diante do feito de Pedro. “Uns me chamam de doente, outros de maluco, outros de fanático…” A gente chama de verminoso.

Site do “Meu Museu Maia SLB”:
maiaslb.no.comunidades.net

Vídeo do museu particular de Pedro Maia:

Conheça o museu particular de Pedro Maia:


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: